Turismo

Salão Baiano de Turismo traz opções para os visitantes no fim de semana

As 13 zonas turísticas do estado, que reúnem mais de 150 municípios com potencial para atrair visitantes, estão representadas no evento para mostrar ao público o que é que a Bahia tem

postado em 12/04/2013 13:13
Parede de escalada, minicampo de golfe, artesanato, comidas típicas, manifestações culturais, peças teatrais e uma grande maquete da Bahia, tudo isso num só lugar: o II Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento, que é gratuito e aberto ao público das 14h às 20h, mostra o potencial turístico e cultural do estado.

As 13 zonas turísticas do estado, que reúnem mais de 150 municípios com potencial para atrair visitantes, estão representadas no evento para mostrar ao público o que é que a Bahia tem. Além disso, um pouco de gastronomia com aulas ministradas por chefs parceiros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Bahia), restaurantes reunidos numa praça de alimentação. Completam a lista barraquinhas de comida dos parceiros do Instituto Mauá e itens do Armazém da Agricultura Familiar. Juntos, os estabelecimentos formam um menu repleto de delícias como bolinho sertanejo, beiju, bolos, sequilhos, mel, geleias e também muito chocolate de fábricas baianas.

O artesanato baiano também ganha destaque nas mostras de peças de cerâmica, roupas pintadas a mão e/ou com adereços, bijuterias como colares de capim dourado, e outras peças que agradam em cheio a todos os públicos, especialmente o feminino.

Esportes
Quem gosta de esporte pode se aventurar na parede de escalada levada ao salão pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e saber mais sobre os destinos indicados para a prática de esportes radicais na Bahia. Outra opção é jogar uma partida de golfe num minicampo levado ao evento pela Federação Baiana de Golfe para ajudar a divulgar o esporte no estado, que tem campos na lista dos 10 melhores do país.

Uma maquete da Bahia, com 120 metros quadrados com ilustrações de todas as regiões da Bahia, sucesso na primeira edição do Salão, dará ao público a impressão de andar sobre a Bahia, já que a maquete instalada sob placas de vidro, abaixo do nível do chão. Feita com cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço, a maquete conta com elementos que retratam a cultura e a história da Bahia. Nela, estão representados os principais pontos turísticos da Bahia, como o Monte Pascoal, o Pelourinho, o Farol de Itapuã, o Elevador Lacerda e a Barragem de Paulo Afonso, além das festas regionais, como a Lavagem do Bonfim, o São João e o Carnaval.

Novidade da segunda edição do evento, os cicloramas estão fazendo sucesso entre os visitantes. Instalado em uma plataforma de seis metros de largura por cinco de altura, cada equipamento tem plano de fundo curvo com uma imagem onde a pessoa interage com a cena e posa para fotos. A intenção é fazer com que os visitantes interajam com paisagens da Bahia.

Apresentações

Apresentações de grupos culturais e peças de teatro estão na agenda do evento. Grupos de capoeira, de samba de roda, trança fitas e Orquestra de Berimbaus integram a programação, que também terá show de forró de Quininho de Valente no sábado, às 18h, e apresentação de quadrilha junina no domingo, às 18h30, dentre outras atrações.

Nesta sexta-feira, às 19h, será encenado espetáculo A Bofetada, um dos mais bem sucedidos do teatro baiano. A esquete escolhida pelo grupo para arrancar risos e gargalhadas do público é a ;Fanta e Pandora;. Já no sábado (13), também às 19h, o público vai assistir à peça teatral Alvoroço, que terá o enfoque do turismo. As duas peças serão apresentadas no auditório Mãe Menininha do Gantois, com capacidade para 270 pessoas.Já a criançada será privilegiada no domingo (14), com a montagem Remendo Remendó, que começa mais cedo, às 16h, no palco do pavilhão de feiras.

Os interessados em participar do II Salão Baiano de Turismo devem fazer credenciamento nos guichês do Centro de Convenções. Toda a área do evento conta com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação