Jornal Correio Braziliense

Turismo

Em Buenos Aires, o La Bombonera reúne as glórias do Boca Juniors

La Bombonera foi construído e se tornou palco de importantes disputas, onde estrelas do futebol fizeram shows, como Diego Maradona %u2014 que jogou pelo Boca Juniors de 1980 a 1982

Conforme crescia o número de sócios do clube, veio a necessidade de um espaço maior para acomodar os torcedores. Assim, La Bombonera foi construído e se tornou palco de importantes disputas, onde estrelas do futebol fizeram shows, como Diego Maradona ; que jogou pelo Boca Juniors de 1980 a 1982.

Inaugurado em 25 de maio de 1940, pertence ao clube Boca Juniors. A partida de estreia foi um amistoso contra o San Lorenzo, que perdeu de dois a zero para o time da casa. O jogador Ricardo Alarcón entrou para a história por ter marcado o primeiro gol no estádio. Em 2000, o local (antes conhecido como Camilo Cichero) foi rebatizado com o nome do presidente que dirigiu a instituição durante os anos de 1960 e 1970: Alberto J. Armando.

Mas por que recebeu o apelido de La Bombonera? Diz a lenda que o arquiteto iugoslavo Victorio Sulsic, responsável por projetar o estádio, ganhou de presente uma caixa de bombons e, quando abriu, reparou na semelhança do objeto com a futura construção. Interessante notar a engenharia envolvida, um diferencial que deixa os torcedores mais perto dos jogadores e dá uma boa visão do campo em quase todos os lugares.