Jéssica Germano
postado em 22/05/2013 08:15
Sentar à mesa para uma refeição em Manaus é, por si só, um acontecimento que pode durar horas na cidade. Para os visitantes, uma atração à parte, que merece ser explorada da forma mais local possível, incluindo a degustação de carnes exóticas, como tartaruga, pato e jacaré, e os mais variados sucos, como murici e taperebá. Do café da manhã ao jantar, a palavra de ordem é liberdade: para experimentar, ousar e esquecer as calorias ; pelo menos até a volta.
[SAIBAMAIS]Seguindo a tendência de incrementar pratos, a capital do Amazonas se junta aos grandes centros e propõe apresentações sofisticadas com itens locais, realizando combinações únicas e ousando na alta gastronomia. Conhecida por sua tradição de peixes de rio, a cidade tem em quase todos os restaurantes uma parte do cardápio só para as carnes brancas. O tambaqui e o pirarucu, porém, roubam frequentemente a cena e fazem jus a todas as recomendações manauaras de experimentá-los sempre que possível.
Considerado por muitos a principal referência regional na capital, o restaurante Banzeiro é uma viagem aos sabores. Desde o caldinho de peixe, servido como cortesia na entrada, até o tambaqui, apresentado com crosta de castanha e banana cozida, a fama se sustenta e justifica a necessidade de reserva nos dias mais movimentados. Prepare-se para provar misturas jamais vistas também nas sobremesas. O petit gâteau recheado com cupuaçu e servido com sorvete de tapioca instiga em qualquer pessoa o questionamento de como aquilo não existe em todos os outros cantos do mundo.