Turismo

Barco do Forró traz dançarinos, comidas e decoração típicas em Aracaju

A atração navega pelas águas do Rio Sergipe, unindo a cultura com as belezas naturais. As cidades do interior do estado têm um roteiro carregado de tradição e muita música

postado em 05/06/2013 09:30
O são-joão de Sergipe é marcado pela valorização da cultura popular e, principalmente, por ser uma festa gratuita em todos os municípios. No estado, o céu já começou a festejar. A chegada da chuva anuncia, ironicamente, o início do período mais quente e animado do ano. Já se pode ver o colorido das bandeirinhas, que começam a enfeitar as ruas das cidades do interior; o balanço dos vestidos rodados das quadrilheiras, que ao som marcante da zabumba paralisam o olhar; o Barco de Fogo cortando a noite e deixando um rastro de luz; e as cidades cenográficas nascendo e preenchendo as lacunas das praças.

[FOTO1]
[SAIBAMAIS]Algumas cidades já confirmaram a realização das festas juninas e a animação está garantida em todas elas. O Forró Caju, em Aracaju, tem data certa para começar: 20 de junho e vai até o dia 30. Um dos grandes produtos turísticos durante os festejos juninos é o Barco do Forró. O projeto da Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Ensetur), dá a oportunidade de viver um momento diferente. Com trio pé de serra, dançarinos, decoração e comidas típicas juninas, o barco navega pelas águas do Rio Sergipe, unindo a cultura com as belezas naturais.



Em Estância, no sul sergipano, a festa se estende por todo o mês e traz uma bela cidade cenográfica, onde acontecem as apresentações culturais, além dos grandes shows no forródromo. Na cidade, a 68 quilômetros de Aracaju, um dos espetáculos juninos mais encantadores são as disputas nas corridas de barcos de fogo, pequenas embarcações penduradas em arames que têm diversos enfeites e rojões amarrados que os fazem deslizar rapidamente por centenas de metros. Não à toa, a cidade ficou conhecida nacionalmente como a capital brasileira dessa tradição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação