Publicidade

Estado de Minas

Cursos de férias na Grã-Bretanha: da arte circense até a degustação de chá

Não importa se você faz o gênero esportivo ou intelectual, aventureiro ou criativo %u2013 há oportunidades de sobra para se envolver em algo novo


postado em 19/06/2013 17:40

(foto: Visit Britain/Divulgação)
(foto: Visit Britain/Divulgação)


Para quem vai viajar para algum região da Grã-Bretanha nessas férias, a sugestão é aproveitar a visita para fazer algum tipo de curso que as cidades oferecem. Não importa se você faz o gênero esportivo ou intelectual, aventureiro ou criativo – há oportunidades de sobra para se envolver em algo novo ou aprofundar algum conhecimento, tudo com um toque tipicamente britânico. Conheça algumas opções:

Esportes

O surfe é bem popular na costa sudoeste da Cornualha, na Inglaterra, e no litoral sul do País de Gales. Escolas habilitadas oferecem cursos de meio período e de um dia, nos quais você terá a oportunidade de conhecer algumas das regiões naturais mais incríveis da Grã-Bretanha. Gower Activity Centres, por exemplo – a cerca de 90 minutos de carro de Cardiff, capital do País de Gales – ministra suas aulas na praia de Rhossili, área de excepcional beleza natural na inexplorada Península de Gower.

A diversificada paisagem natural da Grã-Bretanha também é o cenário ideal para aprender a montar a cavalo. O Stonetrail Trekking and Riding Centre oferece um excelente pacote de férias para cavalgada – tem duração de uma semana, com 160 quilômetros de cavalgada em direção ao mar, atravessando a Cumbria, no norte da Inglaterra.

(foto: Visit Britain/Divulgação)
(foto: Visit Britain/Divulgação)


Os fãs mirins de futebol vão se divertir no Manchester United Football Club – o clube oferece alojamento durante 2 semanas para meninos entre 8 e 18 anos de idade. O pacote inclui treinamento da Manchester United Soccer Schools pela manhã e as tardes são dedicadas a aulas de inglês.

Artes cênicas
Aprenda onde os grandes atores britânicos Ralph Fiennes, Anthony Hopkins e Alan Rickman, entre outros, começaram na profissão, na Royal Academy of Dramatic Arts (RADA). A escola de teatro situada em Londres realiza oficinas de interpretação, destinadas a pessoas de todas as idades, com qualquer nível de aptidão e experiência. Há cursos de um dia inteiro e de meio período, ministrados por professores da RADA ou afiliados.

Os mais aventureiros talvez se interessem em estudar a arte circense. Bristol (oeste da Inglaterra, a duas horas de trem partindo de Londres) abriga a Circomedia, onde você pode aprender a fazer malabarismos, andar sobre a corda bamba ou saltar no trapézio. A escola fica bem perto de algumas das principais atrações da cidade. O Circus Space de Londres é outra ótima opção para fazer algo diferente. A escola oferece a atividade Experience Days, que vai trazer à tona o trapezista que existe dentro de você.

(foto: Visit Britain/Divulgação)
(foto: Visit Britain/Divulgação)


Mesmo sem nenhuma experiência de canto ou aptidão para ler partituras, você pode visitar o Rose Theatre, em Kingston, Surrey – serviços regulares de trem saem do centro de Londres para a cidade que fica a cerca de 30 quilômetros da capital. O teatro oferece a oportunidade de ensaiar todas as habilidades em um dia e se apresentar em um concerto público.

Comida & bebida
A School of Artisan Food em Nottinghamshire (na área de East Midlands da Inglaterra, a cerca de 3 horas de trem, partindo de Londres) criou um curso sobre a combinação mais incomum de cervejas e queijos. Os participantes aprendem sobre os queijos artesanais britânicos, acompanhados de cervejas tradicionais da Welbeck Abbey Brewery.

Domine a arte de fazer pães ou chocolate, preparar refeições de quatro pratos ou receitas simples e deliciosas nos cursos de culinária ministrados nos salões de chá da famosa Betty’s em Yorkshire, no norte da Inglaterra. São oferecidos cursos como “Cozinhando com chocolate", “Divertimento sem esforço“, ou "Caixa de chocolate", nos quais você pode aprender a delicada arte do chocolate, criando recheios deliciosos, imersão e diferentes acabamentos.

Uma viagem à Escócia só será completa se incluir degustação de uísque. Glengoyne Distillery – umas das poucas destilarias que produzem uísque na região montanhosa do sul da Escócia – vai um pouco além e oferece aulas com especialistas famosos. Além da visita aos armazéns da Destilaria Glengoyne, que não abrem para o público geral, há degustações do Highland Single Malt Glengoyne 12 anos e 18 anos e a oportunidade de criar o seu próprio blend.

(foto: Visit Britain/Divulgação)
(foto: Visit Britain/Divulgação)


Se a sua bebida é o chá, o United Kingdom Tea Council se associou a dois especialistas em chá britânicos para oferecer seminários de um dia que revelam os segredos por trás da bebida favorita da Grã-Bretanha. Realizado no Hotel Chesterfield, no exclusivo bairro de Mayfair, em Londres, o seminário ensina uma infinidade de fatos sobre o chá, de sua história aos benefícios à saúde, e a arte do preparo perfeito.

Arte e literatura
Farncombe Estate, na charmosa Cotswolds (sudoeste da Inglaterra), está oferecendo um curso concebido para elucidar como os romances lidos pela autora Jane Austen influenciaram sua obra. O belo cenário rural de Cotswolds é muito agradável para ser explorado, com seus vilarejos pitorescos e cidades históricas, a cerca de duas horas de carro, partindo de Londres.

O renomado artista britânico David Hockney é a inspiração por trás dos cursos de arte realizados pelo artista de televisão e professor Tony Hogan. As regiões dos quadros mais recentes de Hockney – as cênicas colinas de Yorkshire Wolds, no norte da Inglaterra, e o norte da costa leste da Inglaterra – serão a fonte de inspiração para os alunos de todos os níveis, dos iniciantes aos avançados.

A cidade litorânea de Margate, na costa sul britânica – a menos de duas horas de trem, partindo de Londres – abriga a nova galeria de arte Turner Contemporary. Até 15 de setembro essa impressionante galeria de arte exibe a exposição Curiosity: Art and the Pleasures of Knowing. O objetivo é cruzar as fronteiras entre arte, ciência, literatura, filosofia e cultura popular, e explorar os temas de fascinação, indagação, obsessão, monstruosidade e invenção para aqueles que buscam a expansão da mente.

Natureza
No sudoeste da Cornualha, paraíso de praias espetaculares e vilarejos diminutos fica o Eden Project. Esta atração única abriga a maior estufa do mundo e os horticultores e cientistas do local oferecem cursos de um dia e de meio período para ensinar uma grande variedade de temas relacionados à horticultura, desde esculturas de jardim até apicultura.

E aqueles que gostam de animais podem conhecer os detalhes da zeladoria de zoológico por um dia em um dos jardins zoológicos da Grã-Bretanha. Edinburgh Zoo – lar de dois pandas gigantes, os primeiros a viver na Grã-Bretanha em 20 anos – proporciona a oportunidade de ajudar a alimentar os bichos diariamente e observar o treinamento deles.

Conheça a vista aérea magnífica da Grã-Bretanha subindo aos céus para aprender a pilotar um girocóptero. Semelhante a um helicóptero, mas com autopropulsão, o girocóptero têm comandos duplos, então você pode assumir o controle ou apreciar a vista enquanto o instrutor pilota. Roger Savage Gyroplanes, escola situada na cidade cumbriana de Penrith, no Distrito dos Lagos – a menos de duas horas de carro de Manchester – leva os alunos para sobrevoar a magnífica região dos lagos, uma experiência inesquecível.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade