Shirley Pacelli
postado em 03/07/2013 09:27
Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), no Paraná, as Cataratas foram escolhidas, em 2011, como uma das sete novas maravilhas da natureza. Quem as visita percebe logo de cara o porquê ; as quedas despejam cerca de 1,5 milhão de litros de água por segundo em períodos normais. Em tempos de cheia, chega a 6,5 milhões de litros. Com certeza, todo mundo que conhece já lhe disse o quanto é incrível sentir os respingos da água em si enquanto contempla as águas. Mas o argumento clichê pode ser que não o convença até que você mesmo experimente.
Depois de enfrentar filas na entrada do parque, você caminhará por uma trilha em uma passarela de concreto com corrimãos, bem acessível e segura. Ao longo da extensão de 1,2 mil metros, há vários mirantes que convidam a uma parada para fotos. Garantindo o deslumbramento, a natureza ainda o presenteia com um arco-íris formado pela névoa das quedas d;água.
O ápice é no fim da trilha, uma passarela suspensa sobre o rio, de onde é possível ver quedas abaixo e acima de você. Nesse ponto, vale muito comprar uma capa (R$ 7) para se resguardar, caso não queira sair molhado de lá. Apesar de o material não ser dos melhores, ajuda bem. Algumas pessoas, precavidas, levam as suas próprias capas.