postado em 24/07/2013 09:07
Coragem e medo sempre andaram juntos. No cinema ou na vida real, o lugar é essencial para despertar esses sentimentos. Em filmes de aventura, suspense ou terror, o cenário pode ser simples, contendo apenas uma casa escura, em que portas e janelas abrem e rangem a qualquer instante, ou complexo, como um belo museu com mais de 300 anos, vários andares e arquitetura admirável.Há vários destinos que despertam o espírito aventureiro de qualquer um, como o Monument Valley, nos Estados Unidos, onde é possível passear nas areias vermelhas que serviram de palco para o longa Missão impossível 2. Na Ilha Kaui, no Havaí, o visitante pode realizar atividades de tirar o fôlego e se sentir um verdadeiro Indiana Jones. Turquia, Jordânia, e Hobbiton, na Nova Zelândia, onde está a vila de Frodo, da trilogia O senhor dos anéis, também foram cenários de grandes clássicos que viraram atrações turísticas.
Istambul, Turquia
Como maior e mais desenvolvida cidade da Turquia, Istambul chama a atenção por ser considerada um ponto de encontro de culturas, com numerosas sinagogas, mesquitas e igrejas, além de construções antigas e bairros tradicionais. O cinema se encantou com a cidade e já a filmou diversas vezes. Um frequente visitante, por exemplo, é o agente secreto James Bond, que visitou a capital em três filmes: Moscou contra 007, O mundo não é o bastante e, o mais recente, Operação skyfall. Os telhados da cidade também serviram de cenário em Trama internacional e Busca implacável 2. Quem visita o lugar não deve deixar de ir ao Museu de Santa Sophia, remanescente da época bizantina e conhecido pela bela arquitetura. No mesmo bairro estão a Mesquita Azul e o Grande Bazar, construído no século 15, um dos maiores mercados do mundo, onde é possível comprar tapetes, joias, luminárias, roupas e sapatos.
Petra, Jordânia
Em Indiana Jones e a última cruzada, terceira aventura da série de filmes protagonizada por Harrison Ford, uma das cenas finais mostra o arqueólogo se aproximando de uma impressionante construção esculpida em uma alta parede vermelha, que serve de entrada para uma caverna onde estaria localizado o Santo Graal, mítica relíquia sagrada. O visual do lugar pode parecer fantasioso, mas se trata de Al Khazneh, uma das principais atrações de Petra. Além da impressionante arquitetura em pedra, o lugar impressiona pela combinação entre arquitetura e natureza. Construída pelos nabeteus, um povo árabe que ali viveu por 2 mil anos, a cidade contém templos, altares e 500 túmulos esculpidos em rocha. Por causa da beleza e da história, o local foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco e eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno. Os turistas que quiserem conhecer melhor o lugar podem ainda visitar o Museus Nabeteu e o Museu Arqueológico.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.