Turismo

Cracóvia apresenta monumentos e prédios do centro histórico bem conservados

A cidade já foi capital da Polônia. Um passeio pelo Castelo de Wawel, que já foi quartel-general dos nazistas, mostra um pouco do passado dessa região

Renato Alves, Eliane Moreira, Especial para o Correio
postado em 07/08/2013 08:42
Fundada por volta do ano 700, a Cracóvia fica ao sul do país, às margens do Rio Vístula, e tem pouco mais de 850 mil habitantes. Foi capital da Polônia entre 1320 e 1596. Mas, diferentemente da atual, Varsóvia, que ainda mantém uma atmosfera melancólica do pós-guerra e do comunismo, Cracóvia transborda alegria, cores e sons.

A Cidade Velha da Cracóvia sempre cheia de pessoas todos os dias: riqueza cultural e arquitetônica
[SAIBAMAIS]Enquanto Varsóvia foi devastada na Segunda Guerra Mundial, Cracóvia ficou imune às bombas. Os principais monumentos estão impecavelmente bem conservados, com toda a elegância e o charme originais. E, o melhor, concentram-se em um centro histórico diminuto: a Cidade Velha, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Por isso, ela é o melhor ponto de hospedagem. Quem fica em hotéis, pousadas ou flats dessa região consegue visitar todas as atrações a pé.



Em meio à riqueza arquitetônica e histórica, destacam-se a Praça do Mercado e o Castelo Wawel. A primeira leva o nome de Rinek Glówny e era local de execuções no período medieval. Hoje, é marcada por uma escultura moderna de uma enorme cabeça onde as crianças gostam de brincar, além de ser ponto de eventos esportivos e culturais, como feira livres e shows folclóricos, e que reúne bons restaurantes e cafés.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação