Turismo

Bairro Recife Antigo guarda memórias preciosas em prédios e casas

Projeto de renovação vai fechar o local todos os domingos para que turistas e moradores aproveitem o melhor da região

postado em 21/08/2013 09:09
; Guilherme Carréra

O Marco Zero do Recife: a cidade começou no bairro Recife Antigo
Nem todo mundo que transita pelo Recife Antigo consegue imaginar que, há cinco séculos, o bairro já dava os primeiros passos. Foi por ali, numa faixa de terra que viria se tornar a Ilha do Recife, em frente à movimentação portuária de navios e marinheiros, que a futura capital surgiu. ;O Recife nasceu ali;, afirma Marcus Carvalho, pós-doutor pela École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).



O nascimento do bairro (e da cidade, consequentemente) está associado ao funcionamento do Porto do Recife. Entre 1542 e 1831, o tráfico de escravos vindos da África foi o motor da economia açucareira. Enquanto isso, a Rua da Senzala Velha, atual Rua da Guia, e a Rua da Senzala Nova, atual Avenida Marquês de Olinda, foram sendo ocupadas por estrangeiros, prostitutas e comerciantes. ;A vocação do lugar sempre foi comercial, nunca residencial. As famílias ricas preferiam morar nas mansões da Ilha de Santo Antônio;, explica Carvalho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação