Ande sem pretensão pelas ruas de Edimburgo. A capital da Escócia foi construída para ser apreciada. A paisagem é um convite para viajar no tempo e no espaço: as ruelas, os castelos e a arquitetura no estilo medieval, boa parte erguida sob vulcões extintos, a transformam em um roteiro sedutor, que mescla o que se viu nos livros de história com a modernidade que se espera encontrar na Grã-Bretanha. Tamanho charme conferiu à cidade de 5 milhões de habitantes o título de Patrimônio Mundial da Unesco.
O lugar parece mesmo cenário de filme. Na verdade, já foi inúmeras vezes. Ali, desenrolam roteiros que recontam as tragédias e os amores vividos há muitos e muitos anos. A cidade é pequena e, no verão, o passeio fica ainda mais encantador por causa dos jardins muito verdes, das flores coloridas e das mansas gaivotas que completam o visual.
O único inconveniente é o tempo indeciso por aquelas bandas. Na época quente do ano, o sol até ameniza o insistente vento frio, mas a chuva é presença marcante. Acredite: são enormes as chances de chover em algum momento do dia. Assim, melhor estar prevenido e levar na bolsa um kit sobrevivência: um guarda-chuva ou uma capa e um casaco para quando esfriar.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique