Turismo

Microcervejarias brasileiras oferecem passeios para conhecer instalações

O visitante também poderá provar todos os rótulos. Os festivais pelo planeta fazem a alegria dos fãs da bebida

postado em 11/09/2013 09:03
Ao pensar em cerveja, logo vem à mente aquela tradicional garrafa esfumaçada, trazida com cuidado pelo garçom para não congelar, servida no famoso copo americano e na temperatura conhecida por ;estupidamente gelada;. Mas já há algum tempo esse cenário está mudando. Brasileiros estão experimentando e tomando gosto por tipos especiais, chamadas também de premium. Sejam artesanais, sejam gourmet, elas são produzidas em pequenas fábricas (microcervejarias) e até mesmo em panelas no quintal de casa. Uma coisa é certa: cada vez mais rótulos, com diferentes ingredientes, chegam aos copos.

Festa da cerveja Oktobefest
Desde 1995, quando a DaDo Bier abriu a primeira fábrica de uma microcervejaria no Brasil, o país registra um desenvolvimento desse setor. Aqui, existem cervejas que levam na receita desde raspas de casca de laranja a doces tradicionais, como o famoso doce de leite.



[SAIBAMAIS]Além de novidades brasileiras, bares e restaurantes estão incluindo no cardápio cervejas alemãs, belgas, americanas, tchecas, irlandesas e muitas outras. Se você é entusiasta ou só curioso, o momento agora é de procurar por novos aromas, sabores e sensações.

Santa Catarina

Quando se fala em Blumenau e cerveja, logo vem à cabeça o nome de um festa: Oktoberfest. De fato, é um enorme evento cervejeiro e que cumpre as tradições de uma região com grandes raízes germânicas. Como se já não fosse suficiente, a cidade receberá em 2014 também o Festival Brasileiro de Cerveja.


A cultura cervejeira é tão forte no local que a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Blumenau elaborou uma rota para conhecer os estabelecimentos da região. Ali são sugeridos passeios em Forquillhinha, Timbó, Jaraguá do Sul, Brusque, entre outras cidades, todas com ao menos uma fábrica para visitar.


Além disso, quem deseja conhecer mais das origens e das influências germânicas na região pode seguir outro roteiro, que passa pelo distrito de Vila Itoupava. Ali, aproximadamente 7 mil habitantes conservam os costumes e as tradições adquiridas pela colonização, utilizando o alemão como idioma do dia a dia. Eles produzem doces e tortas, chocolates e licores, sempre com a tradição de família.

Rio de Janeiro

O boom cervejeiro também chegou à cidade maravilhosa. Após um dia de sol na praia de Copacabana, com direito a um pulo no Forte e assistir ao pôr do sol no Arpoador, nada melhor do que ir à Rua Barão da Torre, em Ipanema, e relaxar em uma visita ao Delirium Café. O bar, que é filial do Delirium de Bruxelas (Bélgica), já recebeu prêmios por possuir a melhor carta da cervejas da cidade, com cerca de 350 opções de rótulos e 10 torres de chope.


Caso a praia não seja o programa preferido do turista, outra opção é conhecer a Catedral Metropolitana, no centro da cidade, passar pelo estádio do Maracanã, que recentemente passou por obras para a Copa do Mundo de 2014 e finalizar o dia tomando boas cervejas na Rua Barão de Iguatemi, localizada na Praça da Bandeira. Ali, um bar é tiro certo e possui bons rótulos à disposição: Botto Bar, do famoso mestre cervejeiro Leonardo Botto.

São Paulo

Para conhecer a variedade de cervejas de São Paulo, existem paradas obrigatórias no interior do estado. Logo em Ribeirão Preto, entusiastas têm a oportunidade de ir a duas das principais microcervejarias do país: a Invicta e a Colorado. Em ambas, é possível visitar a fábrica e conhecer mais do processo de produção.


Quem visitar o lugar, poderá provar cervejas que levam na receita ingredientes como café e rapadura. Além disso, as duas têm colecionado prêmios por onde passam, fortalecendo Ribeirão Preto como ponto turístico cervejeiro.


Em Piracicaba, está a fábrica da Dama Bier (foto), microcervejaria fundada em 2010. Nas instalações do lugar, é possível ir ao Gastropub, estabelecimento que segue modelos utilizados na Inglaterra, oferecendo bebidas selecionadas e porções de comidas para harmonizar. Com R$ 20, pode-se ver as instalações e degustar cada um dos chopes produzidos.
Para quem se interessa pela cultura alemã e gosta de rock;n; roll, não pule esta cidade: Votorantim. Ali, está a fábrica da Bamberg. Por ser ligadas às malhas ferroviárias das regiões de São Paulo, fica fácil dar um pulo e conhecer a cervejaria que mais produz bebidas oficiais de bandas brasileiras de rock, como Sepultura, Nenhum de Nós e Raimundos.


Internacionalmente premiada pela qualidade dos produtos, o mestre cervejeiro e proprietário Alexandre Bazzo se orgulha de manter os dois pés na tradição alemã, sempre fazendo cervejas que seguem a Lei de Pureza da Cerveja de 1516 (Reinheitsgebot), que só permite que a bebida seja feita de água, malte e lúpulo (a levedura foi incluída depois, não era conhecida até então).


Não se pode esquecer de Campos do Jordão, onde está a fábrica da Baden Baden. Por R$ 15, é possível fazer um tour pelas instalações, aprender mais sobre harmonização e degustação, além de experimentar dois chopes: Cristal e Bock.

Paraná

O estado vem se notabilizando como um dos focos de maior criatividade do cenário cervejeiro nacional. Curitiba concentra duas microcervejarias com forte nome no Brasil e no mundo, a Bodebrown e a Way Beer, além da DUM (foto), que começou com criações na panela no quintal e acabou por elaborar uma bebida premiada como a melhor do Brasil. Todas as três são copos cheios para quem deseja conhecer mais do assunto.


Aliás, já imaginou sair de trem por paisagens de Mata Atlântica, ao longo de 110km, bebendo e harmonizando cervejas com comidas típicas da região? Pois é, essa é uma das atrações que vale a pena ser destacada. O Bodebrown Beer Train é um passeio que oferece essa experiência, unindo gastronomia, turismo e diversão.

Minas Gerais

As terras mineiras parecem ser propícias para o surgimento de microcervejarias. Minas Gerais chega a ser apelidada de Bélgica brasileira por ser o estado com maior quantidade desse tipo de negócio do país. Em especial, Belo Horizonte se destaca pela variedade de bares especializados e cervejarias premiadas. Wals, Falke Bier (foto) e Backer são apenas algumas das opções disponíveis para os visitantes.


O Stadt Jever é o pub oficial da cervejaria Wals, que faturou o prêmio de melhor cerveja do Brasil no 1; Concurso Brasileiro da Cerveja, realizado este ano. O pub mantém uma decoração típica europeia, oferecendo diversos rótulos e chopes, além de pratos típicos da Alemanha. Não deixe de passar por lá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação