Turismo

Berlim e Frankfurt contabilizam mais de 60 versões de mercados natalinos

Eventos são tradição há 579 anos no país e reúnem a população e os visitantes em uma festa de luz, delícias da gastronomia alemã, além dos conhecidos corais

postado em 25/12/2013 08:23
Na capital alemã, as feiras  têm os mais diversos perfis: em busca dos visitantes

O primeiro mercado de que se tem notícia foi montado na praça central de Dresden, em 1434, como uma forma de alegrar as escuras, longas e frias noites de inverno. Mas Nuremberg também reivindica o posto de pioneira. Controvérsias a parte, o costume ganhou força e se espalhou pela Alemanha. Na maioria das cidades, as feiras são abertas no fim de novembro e encerradas depois do Natal, mas, em algumas, a festa segue até a primeira semana de janeiro, como é o caso de Weimar, onde o encanto só acaba em 5 de janeiro.



[SAIBAMAIS]Muitas oferecem oficinas para ensinar crianças a fazer biscoitos, bonecas de pano e enfeites. As barracas de madeira ; espalhadas normalmente próximo a belas catedrais e prédios históricos ; são a grande atração dos mercados. Elas vendem todo tipo de artesanato. Lá, é possível ver os típicos bonecos quebra-nozes, velas, incensos, peças decorativas para árvores de Natal, presépios, estrelas, velas, gorros, luvas, artigos em vidro e porcelana, brinquedos. A organização do evento fica a cargo das prefeituras e, com o objetivo de manter a magia da tradição, as cabaninhas só são liberadas para quem comercializa produtos fabricados manualmente.

A delicadeza das peças feitas em madeira encanta os visitantes

Comes e bebes também disputam espaço com os presentes. Os mais diversos aromas se misturam ao ar gelado do inverno. Vinhos, ponche, cervejas, chocolate chás e até caipirinha, tudo muito quente, são algumas das opções. Licores caseiros também fazem parte do cardápio e são boas escolhas de presente.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação