Shirley Pacelli
postado em 08/01/2014 12:21
Tequila ; ;Arriba, abajo, al centro y adentro!” Ok, você também é daqueles que tomam a tequila em um só trago e faz o ritual do limão com sal. Mas saiba: está fazendo isso errado. Quem afirma é Juan Pablo Ramirez, funcionário da José Cuervo, a marca mais famosa do mundo do destilado. A 40 minutos de Guadalajara (60 quilômetros de distância), fica a cidade de Tequila. De lá, veio a famosa bebida que leva o nome de sua terra e ganhou reconhecimento de denominação de origem em 1978. Somente em Jalisco e regiões limitadas dos estados de Guanajuato, Michoacán, Nayarit e Tamaulipas pode-se produzi-la.
O município abriga cerca de 150 produtores da bebida e tem até um museu dedicado a ela. Além das fábricas, há bares e restaurantes de alta gastronomia que harmonizam a comida com a tequila. O local é considerado um ;pueblo mágico;, título dado a cidades mexicanas que preservam as tradições e os costumes.
Em novembro, é realizada a feira nacional, com direito a degustação dos produtos, mas infelizmente não é nada, ainda, que se compare à Oktoberfest de Munique (Alemanha).
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .