Jornal Correio Braziliense

Turismo

Andar a cavalo debaixo de muita neve em Steamboat é uma experiência única

Como em algum filme antigo, montar um cavalo e percorrer gélidas paisagens faz a mente viajar. Nas trilhas, marcas de ursos pretos, pegadas de coiotes e de cervos e até o interesse de um puma



Dar uma pausa no esqui e viver um programa assim é passar por uma experiência verdadeiramente única. Você vai transitar por grandes bosques de aspens totalmente desfolhadas (sim, aspen, que dá nome à cidade e à famosa estação de esqui norte-americana, é uma árvore), subir e descer altos morros, apreciar uma paisagem quase monocromática devido ao branco da neve e até se imaginar um antigo pioneiro explorador de uma terra então virgem.

[SAIBAMAIS]O guia que acompanha um grupo vai repassando informações interessantes. Nesta época do ano, os ursos pretos, tão normais na região, estão hibernando, não sendo possível, portanto, avistá-los. Mas pegadas de coiotes aparecem a todo instante impressas no tapete branco. Num determinado momento, o guia mostra a trilha deixada, possivelmente de um cervo, seguidas pelas de alguns coiotes e comenta: ;Por ali, passou correndo nessa madrugada o jantar dos ferozes parentes do cachorro;.

Em outro momento, ele comenta que ;certamente estamos sendo observados por um puma;. Sabendo que um leve frio percorreu a barriga dos corajosos aventureiros, explica: ;Fiquem tranquilos, pois esses felinos só atacam quando têm certeza que terão êxito na caçada. Um homem e um cavalo são um alvo muito grande para eles, inibindo uma ação. Várias pessoas e cavalos, então, torna-se uma empreitada impossível para tais animais;.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .