Turismo

Histórias de cinema perpassam a atmosfera da cidade de Puerto Vallarta

O lugar é ponto de parada de navios de cruzeiro. Tour pela cidade, dividida por um rio, revela centro histórico bem cuidado

Shirley Pacelli
postado em 19/03/2014 09:11
Vista de Puerto Vallarta, na Riviera de Nayarit, México
Um tórrido romance entre Richard Burton e Elizabeth Taylor, estrelas de Hollywood ; até então casados ;, foi responsável por colocar Puerto Vallarta no mapa. Durante a produção de A noite do iguana, de 1964, a atriz visitava Burton no set de filmagens, e a notícia se espalhou por todos os jornais do mundo. Além disso, a presença de Ava Gardner, protagonista da produção, atraiu curiosos ao local. Os holofotes se viraram para o desconhecido lugarejo, que cresceu e se transformou em um importante destino turístico no México. Hoje, ele abriga resorts de luxo e é ponto de parada de cruzeiros. A cidade pertence ao estado de Jalisco, mas está a apenas 18 quilômetros de Nuevo Vallarta, lugarejo no estado vizinho de Nayarit.

[SAIBAMAIS]A melhor maneira de conhecer os detalhes por trás dessa história de cinema é na companhia do simpático guia Luis Gutiérrez López, 80 anos, 25 deles vividos para o turismo. Luis conheceu as estrelas e foi quem apresentou diversos cenários escolhidos como locação para o diretor John Huston. Do alto de suas oito décadas, ele segue à frente do grupo com disposição, subindo ladeiras e dezenas de degraus sem se cansar. Se não entender o espanhol, não tem problema, ele explica em inglês, o idioma aprendido durante a temporada como empregado doméstico. O guia também já foi vaqueiro e agricultor.



Puerto Vallarta é totalmente dividida pelo Rio Cuale. Ao norte está a chamada cidade antiga, que preserva o encanto. As ruas estreitas ainda são de pedra e as casas permanecem pintadas de branco com as telhas vermelhas. A prefeitura não permite propagandas em néon para não descaracterizar a região. Tradicionalmente, cada residência tem um nome, que é estampado em uma placa na parede exterior.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação