Com apenas 34 mil habitantes, Gramado (e a vizinha Canela), na Serra Gaúcha, se levanta em meio a uma paisagem pontuada por araucárias e tendo o frio como um dos principais atrativos. A cidade se destaca em função das muitas opções de lazer e uma boa rede de hospedagem e serviços. A variedade gastronômica, os traços da imigração (sobretudo italiana e alemã), as vinícolas e a vida rural são alguns dos atrativos.
No cardápio, seguem os chocolates artesanais, assim como as compras de malhas e de sapatos em outlets. Com a tradição de produzir chocolate de ótima qualidade, Gramado se prepara para uma das páscoas mais animadas do país, seguida de perto pela concorrente e vizinha Canela.
As casas em estilo enxaimel do centro urbano, as ruas limpas, os jardins e as praças muito bem-cuidados compõem um destino turístico bem legal. O nome da cidade está relacionado ao fim do século 19, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra. Ao chegarem ao topo, encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Esse gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Outros acreditam que a origem se deve ao acesso do Vale dos Sinos à Serra Gaúcha, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .
<--[if gte mso 9]>