Carlos Marcelo/Estado de Minas
postado em 23/04/2014 09:18
Voltada para o mar, precedida por uma grande escadaria e situada em uma praça curiosamente ampla quando comparada com as dimensões reduzidas do arquipélago, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é o mais antigo templo religioso da ilha: a construção começou em 1737 e foi concluída em 1784. Possui um único salão, decorado de forma simples e austera, com destaque para as representações da via-crúcis nas paredes. Bem cuidada, a construção foi tombada pelo Iphan em 1981 e passou por grande restauração em 1988, quando foi reinaugurada com a presença do então arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Câmara.
[SAIBAMAIS]Do lado direito da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na antiga casa paroquial, fica um dos lugares mais procurados para quem deseja ouvir música ao vivo: o Espaço Cultural Muzenza, onde o samba pede passagem no domingo à noite, logo depois da missa das 19h. Do outro lado, uma tapiocaria mata a fome dos notívagos. E, mais abaixo, o Bar do Cachorro, batizado com o nome da praia, é animação garantida, de segunda a sábado, para os fãs de forró e outros ritmos dançantes.
Outra edificação religiosa com vista privilegiada é a Capela de São Pedro dos Pescadores. Erguida na extremidade norte da ilha principal, no alto da região conhecida como Ponta da Air France (onde se estabeleceram os franceses que foram trabalhar em serviços de apoio à aviação no início do século 20), a capelinha oferece uma das visões mais espetaculares de Noronha: é possível enxergar simultaneamente o mar de dentro, voltado para o continente e de águas mais tranquilas, e o de fora, voltado para a África e de ondas revoltas.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.