postado em 28/04/2014 16:47
Teve início, na última quarta-feira (23), a segunda edição da World Travel Market (WTM) Latin America, em São Paulo no Transamérica Expo Center. O evento, que contou com a participação de autoridades como o Ministro do Turismo Vinícius Lajes, seguiu até a sexta-feira (25) e ocorreu, simultaneamente, ao 41º Encontro Comercial Braztoa.
Uma das novidades da feira, que contou com mais de 1 mil expositores e representação de mais de 60 países, é a aposta nas novas tecnologias especialmente desenvolvidas para o mercado de turismo.
Promovido há alguns anos na WTM de Londres, o setor chamado %u201CTravel Tech%u201D foi replicado em São Paulo devido ao grande sucesso. Os expositores serão empresas de tecnologia do setor do turismo, como Google e o TripAdvisor.
%u201CParte da Travel Tech, a Innovation Zone é um laboratório de ideias e uma sala de
exposições interativa, onde os visitantes e o mercado de turismo latino-americano e internacional terão a chance de aprender sobre essas tecnologias e conceitos , além de experimentar os produtos%u201D, afirma David Benitez, Gerente de Projetos da WTM Latin America.
Na solenidade de abertura, o ministro Lajes enfatizou o momento especial vivido pelo Brasil, com o advento de dois grandes eventos: a Copa do mundo e as Olimpíadas, que abrem janelas de oportunidades no setor, mas também frisou a importância de olhar além disso e discutir uma agenda para o futuro.
"Esse evento é uma plataforma de negociações e a representação de mais de 60 países mostra a importância da WTM", disse. "Temos que nos preparar para o futuro e também afirmar o que de bom já foi feito, o mundo mudou, o Brasil mudou e temos que ver quem é este novo turista e como adaptá-lo melhor", completa.
O presidente da Braztoa, Marcos Ferraz, comemorou, durante a abertura do evento, dois projetos de lei aprovados no Congresso Nacional, mas que ainda precisam da sanção presidencial: a possibilidade de visto eletrônicos para estrangeiros que vão ao Brasil e a regulamentação da profissão doa gente de viagens.
História
A WTM Latin America 2013 foi realizada, pela primeira vez,em São Paulo, em 2013 e foi trazida pela Reed Travel Exhibitions, após 34 anos de sucesso da feira WTM London. No ano passado, a feira atraiu, ao longo dos seus três dias, mais de 17 mil visitas, entre expositores e visitantes profissionais de turismo do mundo. Os objetivos foram estreitar laços, realizar novos contatos e fechar grandes negócios.