postado em 14/05/2014 10:29
;Voltei, Recife. Foi a saudade que me trouxe pelo braço;, dizia a letra escrita por Luís Bandeira e cantada por Alceu Valença. E é normal existir essa saudade mesmo: a capital pernambucana encanta visitantes com a cultura latente ao povo local. Por lá, viveram boa parte dos maiores artistas do país, como Chico Science, Alceu Valença, Luís Gonzaga, Lenine e Reginaldo Rossi.O recifense tem a fama de ser bairrista - e com razão. Durante parte da colonização portuguesa, foi a cidade mais rica do Brasil e se tornou a capital da colônia holandesa, que se estabeleceu na região há 400 anos. Assim, a cidade carrega consigo séculos de história que ainda hoje ressoam pelas ruas.
[SAIBAMAIS]O Marco Zero, ponto onde nasceu a cidade, é destino obrigatório. O local fica na praça Rio Branco, cercada por obras de arte e edificações centenárias, como o prédio da Bolsa de Valores. No coração do Recife Antigo, bairro histórico, o lugar é palco de grandes apresentações musicais a céu aberto e gratuitas. Ainda por lá, a boêmia Rua da Moeda, com outras vias paralelas, coroa a vida noturna local.
No mesmo período da Copa do Mundo, ocorrem as festas de são-joão. A sanfona entra em cena e o baião e o forró tomam conta das ruas. A cidade de Caruaru, há 130km do Recife, é o destino certo para quem quer dançar quadrilha, comer canjica e o famoso mungunzá.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.