postado em 21/05/2014 09:11
Não é a primeira vez que a capital paranaense recebe o Mundial de futebol. Em 1950, sediou duas partidas. Mas, de lá para cá, a cidade mudou. Então provinciana e com perfil rural, Curitiba hoje é uma metrópole moderna que conta com 1,8 milhão de habitantes. Boa parte da população é descendente da intensa leva de imigrantes que chegou na região a partir da fundação, em 1693, e isso se reflete, por exemplo, na arquitetura e na culinária local.
[SAIBAMAIS]Uma forma de conhecer a cidade é embarcando em um dos ônibus double decker da Linha Turismo, que circula pelos principais pontos turísticos. Entre eles, estão parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o recém-reformado Mercado Municipal. Por R$ 29, o visitante pode desembarcar em quatro dos 24 atrativos. O serviço funciona de terça a domingo, das 9h às 17h30, com saída inicial da Praça Tiradentes, no centro, mas passa nos pontos a cada meia hora. Confira, abaixo, alguns desses locais e monte seu próprio roteiro curitibano.
Jardim Botânico
Com a estufa em estilo art nouveau, que lembra o antigo Palácio de Cristal de Londres, é o ponto mais visitado de Curitiba desde a inauguração, em 1991. Chama a atenção, ainda, pelos jardins geométricos, pelo bosque de mata nativa e pelo Museu Botânico, com espécies que são referência nacional. Visite o Jardim das Sensações, trilha de 200 metros de extensão em uma espécie de túnel vegetal que o visitante percorre de olhos vendados, conhecendo ; com os demais sentidos ; plantas e algumas paisagens naturais.
Trem Curitiba;Morretes
Se você planeja sair da cidade e conhecer melhor a região , esta é uma ótima pedida. Curitiba é ponto de partida do passeio de trem até Morretes, considerado um dos melhores roteiros turísticos ferroviário do país, com três horas de duração. Tem saídas todos os dias, cortando a Serra do Mar, com uma bela vista da Mata Atlântica. Em Morretes, você pode apreciar a gastronomia local com opções de frutos do mar e o prato típico paranaense, o Barreado (carnes cozidas em panela de barro, servidas com arroz e farinha de mandioca e acompanhado por frutas).
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.