postado em 11/06/2014 08:24
É a região mais italiana da Croácia (até fez parte da Itália, como também dos impérios Romano e Bizantino, por exemplo). E já a apelidaram, convenientemente, de Toscana croata. Um dos seus atrativos-mor é a culinária, rica e variada, à base de pescados, ostras, trufas (brancas e negras), presunto... Foi lá, por sinal, que um camponês (Giancarlo Zigante) encontrou, em 1999, a maior trufa branca do mundo, com 1,3kg.
A península tem 242km de costa e paisagens espetaculares. A população é bilíngue, mas com os turistas eles se esforçam para divulgar o croata. Algumas vilas e povoados parecem ter parado no tempo (daí o conselho de se viajar por lá de carro). As paradas rodoviárias do tipo Franco Assado (São Paulo) ou Jerivá (Goiás) têm vinho e salgados variados. Em alguns lugares, vale até a pena almoçar.
É uma das zonas mais ensolaradas da Europa (2,4 mil horas por ano). Não deixe de visitar uma vinícola, de experimentar azeite, procure até programas de ;caça; às trufas. (R.F.). Pula é a maior cidade da Ístria. E teve um morador ilustre no início do século XX: o escritor irlandês James Joyce, que ensinou inglês no local por um ano.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique