Orlando, na Flórida (EUA), abriga os melhores parques temáticos e aquáticos do mundo. E parece que a cada temporada se torna cada vez mais a casa dos brasileiros. Em 2012, segundo o Visit Orlando, 639 mil conterrâneos visitaram a cidade naquele ano. E esse número cresceu: a IPW (a maior conferência internacional de turismo) mostrou que o destino recebeu 59 milhões de turistas em 2013 ; no mínimo 2 milhões a mais do que o ano anterior. Não é à toa que Orlando atrai tanta gente. Além dos parques, muitas experiências para viver e prazeres para curtir. O próprio Visit Orlando reconhece: um turista levaria pelo menos 67 dias para visitar todas as opções de entretenimento da cidade. Sério: a cidade conta com mais de 5 mil restaurantes e 450 hotéis ; com oferta de 116 mil quartos. E tem mais: como destino de compras, já está superando Miami. Para se manter no topo do turismo mundial, Orlando projeta novas atrações, especialmente nos parques. Entre elas, estão as expansões do complexo destinado ao bruxinho Harry Potter, na Universal; e a inauguração da montanha-russa dos sete anões no Magic Kingdom, um dos parques Disney. No Aquatica, do grupo SeaWorld, a novidade prevista é a Ilkhu;s Breakway Falles, que será o mais íngreme escorregador de Orlando.
Paraíso do brasileiro
Com excelentes parques de diversão reunidos em um só local onde o sol quase nunca falta, boas opções de hospedagem e de restaurante para todos os gostos, oportunidades de compra incomparáveis e atrações artísticas e culturais por todos os lados, Orlando é hoje um dos principais destinos turísticos do brasileiro. Se você está indo ao lugar pela primeira vez ; e mesmo para quem já foi, mas pretende mudar formas e conceitos para melhor aproveitar as férias ;, é bom saber que as agências de turismo geralmente oferecem duas formas tradicionais de viagem: a excursão propriamente dita e o pacote conhecido por fly and drive (voe e dirija).
O modelo excursão é mais confortável e foi planejado para quem não quer se preocupar com nada. De acordo com Sérgio Fulgêncio, diretor para a Disney e Orlando da operadora Green Tours, nesse sistema o turista viaja com hotéis reservados, é acompanhado por guias e conta até com uma ronda médica (além do seguro-saúde) para atender qualquer problema que possa apresentar. ;Nesse pacote, a pessoa não precisa falar nem uma palavra em inglês, pois os guias estão lá para solucionar tudo: hotéis, parques, refeições etc. Orlando é nosso carro-chefe. Levamos mais de 2,5 mil pessoas todo ano, grande parte delas por esse sistema;, afirma.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .