Turismo

Tailândia: 108 motivos para rodar por Bangcoc e visitar lugares únicos

Homens e mulheres devem vestir roupas discretas, mas não se desespere se você esquecer desses detalhes

postado em 06/08/2014 07:30
O Buda onipresente: são mais de 30 mil templos e estátuas gigantescas

Independentemente da crença, vale a pena visitar alguns dos mais de 30 mil templos budistas espalhados pelo país. Mas, antes de sacar a máquina fotográfica e clicar os espaços religiosos, é preciso conhecer algumas regras sobre o funcionamento dos locais. Em sinal de respeito, é necessário tirar os sapatos para entrar na casa de Buda. Homens e mulheres devem vestir roupas discretas, mas não se desespere se você esquecer desses detalhes. As administrações dos templos mais visitados oferecem aos turistas mantos para cobrir o corpo. Do lado de fora das estruturas sagradas mais famosas, ambulantes também faturam vendendo pedaços de pano para mulheres desavisadas.

Wat Pho é o mais antigo templo da capital. Dentro do suntuoso monumento decorado em ouro está o Buda Reclinado. Para se ter ideia da dimensão, a estátua é maior do que o Cristo Redentor. Enquanto se admira o cuidado com que cada parte do Buda foi esculpido, um barulho chama a atenção. O som é produzido por um ritual na qual os visitantes, em fila indiana e em completo silêncio depositam 108 moedas em 108 potes de ferro. O número 108 é sagrado no país. Segundo a crença, atrai sorte e bons fluídos.



Outra parada obrigatória é no Wat Sukhothai Traimit, um templo budista onde está localizado o Buda de Ouro, simplesmente o maior Buda em ouro maciço existente no planeta. Mede 3 metros de altura e pesa 5,5 toneladas. Mas nem só de templos budistas vive a Tailândia.

[SAIBAMAIS]Um dos principais e mais visitados pontos turísticos da capital é o Grande Palácio Real. A essência da história do país está detalhada nas mais variadas construções erguidas num terreno de quase 300 mil metros.

O rei Bhumibol Adulyadej e sua família não residem no complexo, embora muitos prédios ainda sirvam de sede de organismos do governo e da monarquia. Mesmo não sendo residência oficial das autoridades máximas da Tailândia, o Grande Palácio ainda é o mais requisitado para sediar encontros de chefes de Estado e cerimônias ligadas à política do país.

Grande parte dos palácios não é aberta ao público, algo incapaz de tornar o passeio desagradável, tendo em vista a riqueza arquitetônica empregada em cada um dos prédios. E, como não deixaria de ser, o Grande Palácio também guarda seus budas. Um deles é o impressionante Templo do Buda Esmeralda, que, na verdade, é feito de jade. A imagem da maior liderança religiosa fica dentro de uma capela envolvida em ouro. Para muitos, é o mais importante templo budista do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação