postado em 01/10/2014 09:19
Do malte escuro e das baladas mais animadas, passando pelo camponês criador de ovelhas até as belas paisagens selvagens do oeste. Uma viagem à Irlanda pode contemplar desde o apaixonado pelas modernidades cosmopolitas ao que pretende fazer um passeio ecológico. Na capital, Dublin, e no condado de Galway, estão os prédios de arquitetura georgiana, as histórias dos vikings, as catedrais, as universidades, os pubs e a badalação. Os castelos, as narrativas das guerras, os amores perdidos e os grandes escritores estão espalhados pelos 26 condados do Estado independente, parte da Comunidade Europeia.
[SAIBAMAIS]A oeste, os muros de pedra de Inishmore formam uma escultura natural. As flores, que nascem em meio ao calcário cinza, e o verde, que cobre todo o solo, dão o título de Ilha Esmeralda à Irlanda. Os desfiladeiros das Ilhas Aran mantêm a sensação de liberdade, de paz, constante no lugar considerado sagrado. Com 950 habitantes, o local parece ter parado no tempo e apresenta um pouco do que a Irlanda foi no começo. Formada pela Inishmor (Ilha Grande), Inishmaan (Ilha do Meio) e Inisheer (Ilha do Leste), reúne histórias de inspiração, mas também de acontecimentos sobrenaturais.
Mesmo dentro da ilha, que pode ser visitada de barco ou de avião, os excelentes cardápios irlandeses se destacam. A torta de frutas vermelhas frescas colhidas no local é de derrubar qualquer dieta. Aliás, comer na Irlanda é uma experiência mais do que agradável. O salmão defumado, os camarões, a carne de cordeiro e as batatas ; fritas, assadas, amassadas ou sauté ; despertam o paladar. A variedade de vegetais também marca a culinária da ilha. Lá, veganos ou vegetarianos não sofrem para comer bem.
Para beber, a invenção de Arthur Guinnes, é, de fato, a iguaria da vez. A cerveja, apreciada pelos brasileiros, parece ser ainda mais gostosa na terra natal. Alguns dizem que é a água, outros, o modo de tirar o chope. Aliás, não faltarão teorias e histórias para contar na volta da Irlanda. Os nativos gostam de narrar o que os antepassados viveram, explicar as diferenças entre cervejas e uísque e conhecer outras culturas. Se o assunto for iniciado em um pub, então, pode durar muitas canecas.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.