Jornal Correio Braziliense

Turismo

Mochilão pela Europa: Barcelona vai te surpreender em todas as atrações

Bandeiras da Catalunha espalhadas por todos os lados. Gaudí por todos os lados. Arte e cultura por cada recanto. Barcelona é uma cidade que pede e que merece calma


[SAIBAMAIS]Barcelona é uma daquelas cidades onde sempre encontrará algo que vai te surpreender. Capital da região da Catalunha, a cidade possui diversas atrações turísticas que, certamente, são diferentes de tudo o que já viu. A começar pela mítica Sagrada Família, igreja de arquitetura modernista que ainda não foi finalizada, com expectativa de conclusão em 2016. Estar aos pés daquela que é considerada por muitos como a obra-prima do arquiteto/artista catalão Antoni Gaudí é uma experiência única. Impressionante tanto do lado de fora como no interior, definitivamente é um monumento que deve ser visitado. Há uma estação de metrô que permite o desembarque praticamente na porta da igreja, proporcionando uma surpresa ainda maior ao visitante. Só vendo de perto para descrever a sensação.

Seguindo o passeio, há vários pontos turísticos que merecem a atenção. Os mais tradicionais podem ser conferidos no quadro nesta página. Mas é interessante notar como existe uma vida underground em Barcelona. Bares escondidos e ruelas misteriosas, que acabam revelando ótimos restaurantes e locais para se divertir. Um exemplo desses é o El Mariachi, que disfarça ; e muito ; a própria fama com uma fachada simples e espaço interno pequeno. De vez em quando, é possível encontrar turistas vestidos como se fossem para uma cerimônia de gala em busca do local, tamanha a fama que cerca o bar (leia mais em O bar do Manu). É muito frequentado por moradores da cidade e pode ser visto como uma síntese dessa característica um tanto quanto oculta da noite de Barcelona. O Bairro Gótico, onde está localizado, merece um passeio com calma.


Fãs de futebol devem ir ao Camp Nou, gigantesco estádio do time do Futbol Club Barcelona, casa de Lionel Messi, Neymar e Suárez. O tour é uma viagem ao tempo na história do clube, desde a fundação até os dias atuais, passando por jogos decisivos, títulos importantes, itens de jogadores que já estiveram ali, como Maradona, Rivaldo e Romário, até que, de repente, você está à beira do gramado, diante de quase 100 mil cadeiras. Se gosta do esporte, não vai se arrepender. Se não gosta tanto, provavelmente não será o melhor passeio ;, mas não se arrependerá.

Fonte Mágica

Vá com tempo a dois lugares que são bem próximos um do outro: a Fonte Mágica e o Monte de Montju;c. O primeiro é uma atração bastante turística, ainda mais no verão, quando as escadarias são tomadas por visitantes de todos os locais do planeta. O lugar é belo e a quantidade de pessoas que ali estão não mudará isso. A fonte oferece um bom espetáculo, lançando água a alturas impressionantes e apresentando um show com luzes e formatos diferentes. Assista enquanto toma um sorvete ou se refresca com uma água e se prepare para seguir viagem.


A próxima atração vai exigir um esforço maior. O passeio pelo monte de Montjuic, onde há um castelo em seu topo, além de dezenas de jardins e outras atrações, vai proporcionar uma visão impressionante da cidade. Ótimo lugar para passar algumas horas pensando na vida.

Por fim, mas nem de longe menos importante: Parque Güell. Sabe aquela escultura de uma salamandra colorida que todo mundo que vai a Barcelona tira uma foto ao lado da criatura? Fica nas instalações do parque. O local oferece um passeio mais que agradável, onde é possível encontrar um ou outro músico improvisando solos de violão, além de mergulhar na arquitetura de Gaudí intensamente. Há pontos do parque que são gratuitos, mas para visitar a casa do artista terá de desembolsar uma pequena quantia.

Não muito distante dali, está o famoso mercado La Boqueria, repleto de cores, cheiros e sabores. Vale a pena a visita e não demorará a chegar utilizando o metrô. Para os fãs de arte ; e também para aqueles que não o são ;, o Museu do Picasso é definitivamente um destino que merece a atenção.


Bandeiras da Catalunha espalhadas por todos os lados. Gaudí por todos os lados. Arte e cultura por cada recanto. Barcelona é uma cidade que pede e que merece calma, tempo para descobertas e para vivenciar a experiência. Vá, descubra por si só e não se arrependerá.

Os principais pontos turísticos
O bar do Manu
O Bar Mariatchi, que fica no Bairro Gótico, é conhecido por ter como dono o cantor Manu Chao. No entanto, essa história ainda não foi comprovada e alguns dizem que é apenas o estabelecimento preferido do artista na cidade. Independemente disso, é um local que vale a pena conhecer por ter uma atmosfera simples, mas aconchegante. Experimente o Hydromiel Nubia, um bebida feita com mel fermentado e alguns temperos. Ou opte pelo licor de café, que dizem ter sabor único.

Sagrada Família
Projetada por Antoni Gaudí e com obras que começaram em 1882, a igreja ainda não está concluída. A previsão é que a obra esteja pronta em 2026, quando se completa 100 anos da morte do arquiteto.

Hospital Saint Paul
Considerado Patrimônio Mundial da Unesco, o prédio do hospital atrai pela arquitetura ; além de ficar bem próximo da Sagrada Família. Há seis anos, o local deixou de ser um hospital e vai se tornar um museu.

Parque Güell
Com um mirante que oferece uma excelente vista para Barcelona, o parque é um passeio que deve ser feito. Há ainda a casa que Antoni Gaudí morou por 20 anos e que foi transformada em um museu.

Barceloneta
Para quem procura praia, Barceloneta é a melhor pedida. O Mar Mediterrâneo não é dos mais quentes, mas vale o mergulho e o passeio pelo litoral.

Passeig de Gràcia
Se procura um lugar para fazer compra, o melhor mesmo é seguir para a Passeig de Gràcia, uma das mais importantes avenidas de Barcelona e que concentra grandes lojas.

Parque Olímpico
Construído para o jogos de 1992, o Parque Olímpico é uma obra famosa e referência às outras cidades que vão abrigar o evento. Conta com uma calçada da fama esportiva.

Casa Batlló
Outra obra consagrada de Antoni Gaudí é a Casa Batló, que recebeu esse nome porque o arquiteto foi contratado pelo empresário José Battló Casanovas, no começo do século 20, para reformar a casa. É impressionante.