Para muitos, o Mercado The ByWard é o melhor e mais badalado ponto turístico de Ottawa. Certamente, é o mais movimentado e animado, principalmente em dias de sol. Ao lado do centro, ele reúne locais para compras, os melhores restaurantes, as mais badaladas casas noturnas, os mais charmosos cafés e bistrôs, as mais autênticas confeitarias, as mais descoladas butiques, além do melhor do artesanato local e uma enorme, curiosa, organizada e limpa feira de alimentos.
O Mercado ByWard é um dos maiores e mais antigos mercados de produtos rurais do Canadá, tendo o mesmo nome do bairro eclético que o circunda. O ByWard é o distrito de entretenimento de Ottawa.
Aproximadamente 90% dos turistas vão ao ByWard Market todos os anos. Todos os fins de semana, cerca de 50 mil pessoas passam pelo mercado, que na verdade é um conjunto de antigos galpões, ocupando vizinhos quarteirões. Uma área gigante, que comporta cerca de 260 estandes de mercados rurais e cerca de 500 departamentos de negócios.
No pico do verão, cerca de 175 barracas vendem plantas, flores, frutas e legumes, bem como arte e artesanato ao ar livre. Durante o resto do ano, é possível encontrar xarope de bordo, árvores de Natal, lenha, decorações, roupas, artigos de artesanato e muito mais.
Não deixe de experimentar o BeaverTail (Rabo de Castor), uma espécie de massa doce com opção de diversas coberturas doces e saborosas. Autêntica iguaria de Ottawa, que surgiu (e ainda é vendida) no Mercado ByWard.
No centro, um paraíso de lojas
Ottawa é um paraíso de compras. O centro da cidade oferece uma variedade de lojas, boutiques e mercados de artesãos. Caminhado pela região, os visitantes encontram lojas de presente e souvenirs únicos, mas também grandes centros comerciais.
Já a Sussex Drive, fora do centro, é uma das ruas mais proeminentes da cidade. Ao longo dela, existem shoppings exclusivos, lojas, galerias, a Royal Canadian Mint (Casa da Moeda), embaixadas e mansões, incluindo a residência do primeiro-ministro (24 Sussex) e o Rideau Hall, a residência da Governadora-Geral (a representante da rainha no Canadá).
Continue um pouco mais adiante até chegar na Rockcliffe Parkway, onde ficam o RCMP Musical Ride Centre e o Museu da Aviação do Canadá.
Solicite o visto
; Para dar entrada no visto canadense é necessário preencher uma série de formulários ; disponíveis no site do consulado do Canadá (www.brasil.gc.ca) ; e entregá-los no Centro de Solicitação de Vistos (CSV). O tempo médio da avaliação do pedido é de 10 dias úteis ; o prazo pode ser maior ou menor. O CSV é o único representante legal do governo canadense no Brasil e tem sedes em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A unidade da capital federal funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e qualquer dúvida pode ser tirada pelo e-mail: . A validade do visto é de acordo com a data de vencimento do passaporte do solicitante ; é importante ficar de olho, porque se o passaporte estiver perto de vencer o visto vai valer por pouco tempo.