Três turistas foram presos e correm o risco de deportação após serem pegos em flagrante sem roupas em um dos templos do parque arqueológico de Angkor. Segundo a imprensa local, já é o terceiro caso do tipo neste ano.
O italiano, o argentino e a holandesa foram surpreendidos por um agente turístico no templo Ta Phrom, que foi popularizado pelo filme e game Tomb Raider, quando posavam nus para fotos.
Em janeiro, três franceses foram detidos e deportados quando posavam nus para fotografias no templo de Banteay Kdei. Um mês depois, o mesmo ocorreu com duas irmãs norte-americanas que posavam sem roupas no templo de Preah Khan.
Após esses casos, a Apsara, autoridade que administra o complexo declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, anunciou que reforçaria a segurança no complexo para prevenir comportamentos considerados como ofensivos para com a cultura cambojana.
"Os templos cambojanos foram construídos em homenagem a deus e aos ancestrais, que são crenças religiosas muito respeitadas. Os turistas não podem tirar a roupa", disse Long Kosal, porta-voz da Apsara, ao jornal Phnom Penh Post.