Turismo

Destino de sonho: lugar paradisíaco, hotéis luxuosos e influência asiática

Onde o passado e o moderno se encontram, surge o encantamento. Assim é o país com 65km de extensão: um mundo diferente que desperta o fascínio no primeiro olhar. Cada imagem fica gravada para sempre na memória do visitante. Quem vai quer voltar

postado em 18/06/2015 09:02

As ilhas também tiveram grande influência asiática. Desde a religião, costumes até as tradicionais técnicas de relaxamento oferecidas pelos hotéis exlusivamente aos hóspedes
O cenário paradisíaco faz um convite aos apaixonados. Hotéis luxuosos, mar de água cristalina, bangalôs em meio a areia branca. Não é à toa que as Ilhas Maurício, no Oceano Índico, distante dois mil quilômetros da costa africana, sempre figuram entre as listas dos destinos mais procurados para lua de mel. Mas esse país de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes tem muito mais a oferecer aos visitantes, que somam 1 milhão durante todo o ano. Quem viaja às Ilhas Maurício pode curtir, além da praia, os esportes aquáticos e de aventura, os passeios de barco, os safáris marítimos, a natureza e um pouco de história.

[SAIBAMAIS]Com uma extensão de 65km, o visitante pode explorar o país de norte a sul ;, mas tenha cuidado com a mão inglesa, é mais aconselhável contratar um serviço de transporte. Porém, um motorista habilitado no seu país tem autorização para conduzir. As Ilhas Maurício, cuja a capital é Port Luis, foram descobertas pelos portugueses no início do século 16. Mas os holandeses foram os primeiros colonizadores. O nome veio daí, uma homenagem a Maurício de Nassau. Nos séculos seguintes, mais precisamente nos séculos 18 e 19, franceses e ingleses também brigaram pelo território. Os franceses aceitaram sair do país, mas exigiram que os costumes fossem preservados entre a população. As duas línguas se tornaram oficiais. Dentro de casa, no trabalho, no entanto, o francês é o mais usado. Mas nos hotéis o turista encontra facilmente funcionários que dominam o inglês.

O maior atrativo do país, sem dúvida, são as praias. Os visitantes devem aproveitar cada minuto do dia, pois as paisagens são um espetáculo à parte
As Ilhas Maurício tiveram também grande influência asiática, seja na culinária, nas tradições, seja na religião. Encontrar um templo hindu em um passeio pela ilha pode chamar a atenção do turista. Os visitantes devem mostrar respeito e retirar os sapatos e cintos de couro ao entrar em templos de qualquer religião. Metade da população tem origem indiana. Os imigrantes chegaram na metade do século 19, com o fim da abolição da escravatura, em busca de uma vida melhor. Muitos foram trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, carro-chefe da produção local. O açúcar e alguns produtos derivados como o rum são uma grande fonte para a economia local. O país também tem tradição na comercialização de chás.

As praias são, sem dúvida, o maior atrativo do país de clima tropical. Elas ficam cercadas por uma barreira de corais, que deixa as águas calmas próximo à areia e favorece os mergulhos. A temperatura no verão chega a atingir os 30;C e, no inverno, a máxima pode chegar aos 27; C, enquanto a mínima não passa dos 19;C nos termômetros.

Os encantos das cinco estrelas

A hospedagem pode ser feita em vilas, nos hotéis, para até 10 pessoas
A hospedagem nas Ilhas Maurício é uma atração à parte. Hotéis cinco estrelas em toda a costa oferecem serviços para ninguém colocar defeito. Na maioria deles, a diária inclui o café da manhã e uma outra refeição. Para o casal ou para a família, ofertam atividades para todas as idades, desde área para crianças até spa, academia, campo de golfe e restaurante do mais variado tipo de comida. Não é preciso colocar os pés para fora do hotel durante a estadia, se o turista preferir. Tanto conforto, no entanto, pode salgar a conta final do hóspede, que deve estar disposto a desembolsar quantias que podem ultrapassar os quatro dígitos. Os hotéis também têm restaurantes com os mais diversos pratos e oferecem desde pratos da culinária local como frutos do mar até comida italiana e asiática.

Fora dos hotéis, o visitante tem à disposição outras tantas atividades. Um passeio de barco, um safári marítimo pode ser uma opção para quem deseja explorar a região. Longe do roteiro praia, o turista pode fazer um passeio pelo jardim botânico ou visitar o The Coloured Earths ; um parque privado onde a terra é colorida em decorrência da decomposição das cinzas de um vulcão. Para isso, é recomendado contratar uma empresa de transporte para fazer o passeio, que pode ser em grupo ou particular.

Pelo caminho, é possível observar uma queda d;água de 100m de altura, alimentada pelo Rio Saint Denis. No mesmo dia, pode ser uma boa ideia fazer uma visita a La Rhumiere de Chamarel, fábrica de produção de rum, típico na região. Lá, o visitante pode conhecer toda a produção da bebida, desde o corte da cana, seguido de uma degustação da bebida. O local também oferece almoço aos visitantes. Como a colheita começa a ser feita por volta de setembro, quem optar por visitar em outra época do ano, pode encontrar todo o maquinário parado.

A repórter viajou a convite da South African Airways (SAA)


Serviço

Como chegar
Para chegar às Ilhas Maurício, saindo do Brasil, o visitante pode optar por uma conexão em Johannesburgo, na África do Sul. De São Paulo a Johannesburgo, são cerca de 9horas de viagem. Da cidade africana até as Ilhas Maurício, são mais quatro horas de voo. Fique atento ao fuso horário, são duas horas a mais no país em meio ao Oceano Índico. Também saem voos da Europa com destino à ilha, principalmente da França.

Como entrar
Brasileiros não precisam de visto. Mas é necessário tomar a vacina de febre amarela com, no mínimo, 10 dias de antecedência. O viajante que não estiver imune deve procurar um posto de saúde mais próximo. Depois, é preciso procurar o posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para retirar o Certificado Internacional de Vacina.

Onde se hospedar
A rede Beachcomber oferece hotéis de luxo aos turistas. O quarto mais simples pode sair a R$ 1,1 mil para o casal por dia em um dos estabelecimentos. Em outro mais luxuoso, a diária na alta temporada pode ultrapassar os R$ 4 mil no quarto mais simples. Alguns lugares oferecem diárias all inclusive, assim como nos destinos mais procurados por brasileiros no Caribe, por exemplo.

Para fazer compras
Nas principais cidades, o horário comercial é das 9h30 às 19h30, de segunda a sábado. Algumas lojas abrem até o meio-dia aos domingos e feriados. Nas quintas-feiras à tarde, não há lojas abertas em Rose-Hill, Curepipe e Quatre Bornes.

Moeda
A moeda do país é a rúpia, mas em alguns lugares é possível pagar com dólares ou euros.

Electricidade
220 volts.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação