Independente da situação financeira, o brasiliense continua querendo gastar com viagens. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), realizada mensalmente em sete capitais brasileiras, cidade concentra o maior percentual (31,6%) de moradores que manifestaram intenção de viajar até dezembro deste ano.
Comparado aos números de junho de 2014, o crescimento da intenção de viagem na capital federal é de 6%. Os brasilienses reafirmaram também a preferência por realizar viagens dentro do Brasil, com 77,2% das sinalizações. Destes, a maioria (97,7%) sairá do Centro-Oeste para visitar estados do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. É, também, o maior percentual de pessoas que deixaram suas regiões de origem rumo a outros destinos regionais.
De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, em um cenário econômico de desafios, a alta na preferência por viagens domésticas representa a sustentabilidade do mercado do setor. "O trabalho conjunto das estruturas pública e privada do Turismo conduzem a uma valorização do destino Brasil. Ou seja, dentro da cesta de consumo de turismo, viajar dentro do país está mais atrativo", analisa.
O avião é o meio de transporte preferido da maioria dos viajantes em todas as cidades. Porém, em Brasília, houve crescimento de 120% na intenção de viajar de automóvel, na comparação com o mesmo período do ano passado. Da mesma forma que cresceu em 684,2% a escolha pela viagem de ônibus. Cerca de 15% dos entrevistados acenaram com esta possibilidade para os deslocamentos dos próximos seis meses.
A Sondagem do Consumidor ; Intenção de Viagem de junho compreende os dois meses de maior concentração de viagens no Brasil ; julho (12,1%) e dezembro (18,8%). O Nordeste e o Sudeste são as regiões preferidas para 43,2% e 26,2% dos entrevistados, respectivamente.
O boletim consulta dois mil moradores das sete capitais que, juntas, representam cerca de 70% do fluxo turístico do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Com informações do MTur