Você sabe qual é o melhor aeroporto da América do Sul? Não, ele não fica no Brasil. Na verdade, os aeroportos brasileiros começam a aparecer no ranking dos melhores do continente a partir da 9; posição. O site Sleeping in Airports organiza a competição todos os anos. Além disso, como o próprio nome sugere, o site também indica os melhores e os piores aeroportos para dormir, como também os melhores do mundo.
Os piores
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) foi eleito o terceiro pior da América do Sul, seguido do Aeroporto Internacional de Manaus. O pior de todo o continente, de acordo com a pesquisa, é o Aeroporto Internacional de Caracas, na Venezuela. O segundo pior também é venezuelano: Aeroporto Internacional de Maracaibo, em La Chinita.
Segundo a pesquisa, no Galeão faltam assentos acolchoados e uma boa reforma: na avaliação da página, as instalações estão um pouco ultrapassadas. Além disso, os turistas que passam por lá têm dificuldades para ir embora por conta própria. O aeroporto tem, em seus arredores, duas pistas estreitas, que deixam o trânsito lento. Sobre Manaus, os votantes do Sleeping in Airports comentam que o local é menos movimentado. O resultado disso é que ele cumpre apenas as funções mais básicas de qualquer aeroporto.
Os melhores
O aeroporto de Brasília, 9; melhor da América Latina, é apontado por oferecer corridas de táxi um tanto quanto caras. De acordo com o site, isso significa que os viajantes podem montar um pequeno acampamento por lá enquanto esperam. O check-in também pode ser uma experiência caótica, mas, depois de passar pela segurança, o aeroporto é moderno e confortável. As vantagens incluem Wi-Fi grátis, várias tomadas disponíveis e boas opções de restaurantes.
O Aeroporto Internacional do Recife está na décima posição dos melhores da América Latina graças ao serviço gratuito de Wi-Fi e às diversas opções de restaurantes e lojas brasileiras. Reformados em 2004, os terminais foram considerados "razoavelmente limpos, naturalmente iluminados e espaçosos". A vista das áreas de pouso e decolagem fecham a lista de vantagens do lugar.
Veja a lista completa:
Os dez melhores da América do Sul
1- Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo - Guayaquil, Ecuador (GYE)
2- Aeroporto Internacional de Carrasco - General Cesáreo L. Berisso, Uruguai (MVD)
3- Aeroporto Internacional de Bogotá - El Dorado, Colômbia (BOG)
4- Aeroporto Internacional de Lima - Jorge Chávez, Peru (LIM)
5- Aeroporto Internacional de Quito - Mariscal Sucre, Equador (UIO)
6- Aeroporto Internacional de Santiago - Arturo Merino Benítez, Chile (SCL)
7- Aeroporto Internacional de Buenos Aires - Ministro Pistarini, Argentina (EZE)
8- Aeroparque Internacional de Buenos Aires - Jorge Newbery, Argentina (AEP)
9- Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, Brasil (BSB)
10- Aeroporto Internacional do Recife - Gilberto Freyre - Guararapes (REC)
Os cinco piores da América do Sul
1- Aeroporto Internacional de Caracas - Simón Bolívar, Venezuela (CCS)
2- Aeroporto Internacional de Maracaibo - La Chinita, Venezuela (MAR)
3- Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão, Brasil (GIG)
4- Aeroporto Internacional de Manaus - Eduardo Gomes, Brasil (MAO)
5- Aeroporto Internacional da Ilha de Páscoa - Mataveri, Chile (IPC)