Publicidade

Estado de Minas CEARÁ

Abandone a pressa. Em Fortaleza e nos arredores, cada cenário é um convite

Cada cenário é um convite para se entregar ao sossego nas lindas praias, praticando esportes radicais e aproveitando passeios de bugue ou riquezas culturais do estado


postado em 09/12/2015 19:30 / atualizado em 09/12/2015 18:29

(foto: Wagner Silva/Setur-CE)
(foto: Wagner Silva/Setur-CE)

O céu azul, a brisa que balança coqueirais, a culinária de sabor exuberante e o sorriso estampado no rosto dão o tom da chegada ao Ceará, que reúne belezas e tradições do Nordeste brasileiro. São tantos passeios, atrações e monumentos naturais, que uma dica importante deve ser levada em consideração ao escolher o estado como destino turístico: deixe a pressa de lado e se entregue à vida tranquila desse lado lindo do Brasil.

Se a capital for o ponto de partida, já são inúmeras as possibilidades de diversão. Com dunas e mar verde-azulado, Fortaleza é a capital do Brasil com mais horas de sol durante o ano e atrai pela diversidade de passeios que revelam as facetas de uma cidade marcada pelo belo acervo arquitetônico. Imperdível também é apreciar o artesanato, uma autêntica manifestação popular característica do estado. Com 289 anos e mais de 2,5 milhões de habitantes —  do total de 8,8 milhões no estado —, ainda preserva atmosfera de lugar calmo. Na lista de passeios pela cidade, têm destaque o Mercado Central, o Centro de Turismo, a Praia de Iracema, a Praça dos Mártires, o Centro Dragão do Mar, entre outros.

Fortaleza encanta os turistas. Um dos bons passeios na cidade é ir ao Centro Dragão do Mar(foto: Arquivo/Secretaria de Turismo )
Fortaleza encanta os turistas. Um dos bons passeios na cidade é ir ao Centro Dragão do Mar (foto: Arquivo/Secretaria de Turismo )

Esse último, construído numa antiga área portuária, ocupa 14,5 mil metros quadrados e reúne grande parte da riqueza cultural do Ceará. O complexo de arquitetura moderna e linhas arrojadas, concebido pelos arquitetos Delberg Ponce de León e Fausto Nilo, reúne o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas do Cinema do Dragão —  Fundação Joaquim Nabuco, o Anfiteatro Joaquim Nabuco e o Planetário Rubens de Azevedo. Além de oferecer a maior parte de sua programação com acesso gratuito ou a preços simbólicos, o Dragão do Mar recebe grande visitação e virou ponto de encontro de pessoas descoladas, com bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros.

A maior parte dos turistas que chegam ao Ceará usa a capital como base para partir rumo a um dia em praias situadas nos municípios da região metropolitana. Nas agências locais, esse tipo de tour sai a partir de R$ 40, em média. Durante o dia, a dica é curtir as praias do Futuro, do Cumbuco, do Porto das Dunas e se divertir à beira-mar no Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. À noite, o visitante se agita com forró, boates, bares, teatros e shows de humor que garantem diversão todos os dias da semana.


“... Tanta beleza, não troco por nada.
Eu sou feliz demais..” 

(Fagner, em Ceará terra luz)

 

(foto: Wagner Silva/Setur-CE)
(foto: Wagner Silva/Setur-CE)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade