Jornal Correio Braziliense

Turismo

Descubra o encanto de Cariri e os esportes aquáticos em Cumbuco e Jeri

Quem vai, quer ficar. Ou voltar o mais rápido possível. São tantas as atrações, diversões e opções turísticas, que a vontade é viver essa emoção mais um pouquinho. E ela se torna uma paixão


Em 2014, o Ceará ultrapassou os 3,2 milhões de turistas e atualmente é o segundo estado do Nordeste que mais recebe turistas. E eles vão em busca de diversão e do sorriso aberto e estampado no rosto do povo cearense e de um lindo litoral. As opções de turismo no Ceará são tantas, que um fim de semana e feriado estendido parecem pouco para aproveitar a diversidade de praias, lagoas, dunas e esportes que a terra tem a oferecer. Não à toa, a permanência média de viajantes no estado é de 11 dias, tempo suficiente para os turistas explorarem as maravilhas da região. No estado, 82% dos turistas que chegam têm como destino Fortaleza e os polos litorâneos a leste e oeste da capital.

[SAIBAMAIS]O estado é conhecido por ter sol forte durante praticamente o ano inteiro, com a estação de chuvas concentrada de março a junho. A temporada dos ventos, de julho a dezembro, ameniza a temperatura e deixa o mar mais agitado. As velocidades constantes variam de 25km/h a 35km/h ; com rajadas que podem chegar aos 50km/h ; e garantem condições perfeitas para esportes náuticos à vela. Mesmo quem não tem prática pode aprender windsurfe e kitsurfe nas escolinhas que, em geral, usam lagoas à beira-mar para os menos experientes. Em Cumbuco e Jeri, o preço da hora/aula gira em torno de R$ 100.

Terra de dunas, falésias, belas praias e céu aberto durante quase todo o ano é também um convite à badalação e à prática esportiva. Do antigo ao moderno, o destino mescla opções para um passeio calmo à beira da praia de mar verde-azulado ; onde é possível ver o tempo passar sem pressa ;, com a emoção dos passeios de bugue e de escuna. Os ventos sempre constantes na região atraem adeptos do windsurfe e kitesurfe.

Metrópole de vida noturna agitada, Fortaleza tem balada a semana toda ; a segunda-feira, aliás, é considerada a mais animada do planeta, com programação em bares e centros culturais do Centro Histórico. No sul do estado, a paisagem se transforma. A região do Cariri tem um clima ameno, com flora e fauna exuberantes. É onde está Juazeiro do Norte, fundada pelo histórico Padre Cícero. No Ceará, a dica é aproveitar cada segundo, levando a alegria como inseparável companheira de viagem.


Na palma da mão
O aplicativo turístico Descubra Ceará ajuda o turista a descobrir como chegar aos principais pontos turísticos, às principais atrações e aos serviços do local escolhido. Para baixar, basta entrar no App Store (sistema iOS) ou no Play Store (sistema Android) e digitar Descubra Ceará, Ceará Turismo ou apenas Ceará.


;...Sou apaixonado pelo meu lugar.
Eu trago no peito um amor verdadeiro.
Eu sou da Terra da Luz, eu sou do Ceará!”

(Fagner, em Ceará terra luz)