Turismo

Descubra o encanto de Cariri e os esportes aquáticos em Cumbuco e Jeri

Quem vai, quer ficar. Ou voltar o mais rápido possível. São tantas as atrações, diversões e opções turísticas, que a vontade é viver essa emoção mais um pouquinho. E ela se torna uma paixão

Valquiria Lopes/Estado de Minas
postado em 09/12/2015 19:33
Quem vai, quer ficar. Ou voltar o mais rápido possível. São tantas as atrações, diversões e opções turísticas, que a vontade é viver essa emoção mais um pouquinho. E ela se torna uma paixão
Em 2014, o Ceará ultrapassou os 3,2 milhões de turistas e atualmente é o segundo estado do Nordeste que mais recebe turistas. E eles vão em busca de diversão e do sorriso aberto e estampado no rosto do povo cearense e de um lindo litoral. As opções de turismo no Ceará são tantas, que um fim de semana e feriado estendido parecem pouco para aproveitar a diversidade de praias, lagoas, dunas e esportes que a terra tem a oferecer. Não à toa, a permanência média de viajantes no estado é de 11 dias, tempo suficiente para os turistas explorarem as maravilhas da região. No estado, 82% dos turistas que chegam têm como destino Fortaleza e os polos litorâneos a leste e oeste da capital.

[SAIBAMAIS]O estado é conhecido por ter sol forte durante praticamente o ano inteiro, com a estação de chuvas concentrada de março a junho. A temporada dos ventos, de julho a dezembro, ameniza a temperatura e deixa o mar mais agitado. As velocidades constantes variam de 25km/h a 35km/h ; com rajadas que podem chegar aos 50km/h ; e garantem condições perfeitas para esportes náuticos à vela. Mesmo quem não tem prática pode aprender windsurfe e kitsurfe nas escolinhas que, em geral, usam lagoas à beira-mar para os menos experientes. Em Cumbuco e Jeri, o preço da hora/aula gira em torno de R$ 100.

Terra de dunas, falésias, belas praias e céu aberto durante quase todo o ano é também um convite à badalação e à prática esportiva. Do antigo ao moderno, o destino mescla opções para um passeio calmo à beira da praia de mar verde-azulado ; onde é possível ver o tempo passar sem pressa ;, com a emoção dos passeios de bugue e de escuna. Os ventos sempre constantes na região atraem adeptos do windsurfe e kitesurfe.

Metrópole de vida noturna agitada, Fortaleza tem balada a semana toda ; a segunda-feira, aliás, é considerada a mais animada do planeta, com programação em bares e centros culturais do Centro Histórico. No sul do estado, a paisagem se transforma. A região do Cariri tem um clima ameno, com flora e fauna exuberantes. É onde está Juazeiro do Norte, fundada pelo histórico Padre Cícero. No Ceará, a dica é aproveitar cada segundo, levando a alegria como inseparável companheira de viagem.


Na palma da mão
O aplicativo turístico Descubra Ceará ajuda o turista a descobrir como chegar aos principais pontos turísticos, às principais atrações e aos serviços do local escolhido. Para baixar, basta entrar no App Store (sistema iOS) ou no Play Store (sistema Android) e digitar Descubra Ceará, Ceará Turismo ou apenas Ceará.


;...Sou apaixonado pelo meu lugar.
Eu trago no peito um amor verdadeiro.
Eu sou da Terra da Luz, eu sou do Ceará!”

(Fagner, em Ceará terra luz)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação