Publicidade

Estado de Minas TORONTO

Na Província de Ontário, no Canadá, encante-se com a capital da diversidade

Moderna, multicultural e multirracial, a maior cidade canadense é uma organizada mistura. Da arquitetura ao clima, pode-se encontrar um pouco - ou muito - de diversos países


postado em 31/01/2016 12:00 / atualizado em 01/02/2016 17:01

(foto: Carolina Braga/EM/D.A Press)
(foto: Carolina Braga/EM/D.A Press)

Se Nova York é considerada a esquina do mundo, não seria exagero dizer que Toronto é o mundo distribuído em 641 quilômetros quadrados. Maior cidade do Canadá, localizada na Província de Ontário, é a quarta maior da América do Norte e tem 5,5 milhões de habitantes só na região metropolitana. Desses, mais da metade são imigrantes do mundo inteiro. A diversidade racial, inclusive, é uma das características mais marcantes da cidade, observada por canadenses e estrangeiros.

É reconhecida mundialmente como a primeira capital pós-racial do mundo. Mais de 70% de seus habitantes nasceram de uma relação entre pessoas vindas de mais de 40 países diferentes, incluindo o Brasil. Não é raro encontrar filhos de japoneses com escoceses, iranianos com coreanos, ingleses com mexicanos por suas largas avenidas.

Em contraste a esse fenômeno de miscigenação, Toronto também é famosa pelas comunidades étnicas. Chinatown, Koreatown, Little Portugal, Little Italy, sem citar as menos conhecidas, são destino certo, especialmente dos turistas, que poderão se deliciar, por exemplo, com a culinária nativa feita com ingredientes vindos dos países de origem.

(foto: Renato Alves/CB/D.A Press)
(foto: Renato Alves/CB/D.A Press)

Toronto, a antiga York, é uma cidade alegre composta por edifícios altos e modernos que se misturam a outros de arquitetura vitoriana. É um lugar vibrante, que vive seus dias mais alegres no verão, período em que as pessoas ganham as ruas para aproveitar os dias de sol.

No inverno, que pode atingir os 40 graus negativos, grande parte da movimentação da cidade fica no subsolo, onde foi construído o PATH, um complexo comercial com 30 quilômetros de extensão, temperatura agradável e toda uma estrutura que inclui praças de alimentação, bancos, farmácias e lojas requintadas. Mais de 50 prédios e condomínios são conectados pelo PATH, além de 20 garagens e cinco estações de metrô, compreendendo uma opção ideal para se deslocar no Centro mesmo em dias de muita neve. Assim é Toronto, uma cidade organizada, moderna e plural, sempre disposta a abraçar as mais variadas culturas do mundo inteiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade