Turismo

O paraíso é aqui: os encantos e belezas do sudoeste da Flórida

Numa área de 48 quilômetros de praias maravilhosas, existe um oásis para quem quer sossego com as facilidades de Primeiro Mundo. Everglades City é opção para quem gosta de natureza

postado em 21/02/2016 09:00

Numa área de 48 quilômetros de praias maravilhosas, existe um oásis para quem quer sossego com as facilidades de Primeiro Mundo. Everglades City é opção para quem gosta de natureza

Por volta das 17h, os turistas já começam a se aglomerar no Píer de Naples, no sudoeste da Flórida. A partir desse horário, o sol já está perto de se pôr e a mostrar por que a região da qual a cidade faz parte é chamada de Paraíso. Com sorte, o espetáculo solar pode ser completado por pulos de golfinhos e rasantes de aves. Além de Naples, Marco Island e Everglades City compõem o roteiro procurado por quem quer tranquilidade e sossego, sem abrir mão das facilidades dos grandes centros urbanos, como caminhar entre lojas de luxo, visitar galerias de arte e ir a bons restaurantes.

[SAIBAMAIS]Naples é a maior cidade de Paradise Coast e também onde se concentram as mansões de endinheirados americanos, que, principalmente entre dezembro e março, inverno nos Estados Unidos, ocupam a região fugindo da neve em outros estados. Banhada pelo Golfo do México, Paradise Coast ostenta a marca de mais de 260 dias de sol por ano, que podem ser curtidos em 48 quilômetros de praias de areia branca, águas mornas e azuis.


Além dos campos de golfe, os passeios náuticos são um dos fortes de Naples e a maioria deles parte do porto próximo a Tin City, pequeno centro comercial à beira-mar que reúne lojas de artesanato, suvenires e bares. Não espere nada de muito luxuoso por lá, pois o charme e a elegância da cidade se concentram em outras áreas: a Fifth Avenue South e a Third Street South. Nesses dois endereços, estão cafés, galerias, restaurantes.

Numa área de 48 quilômetros de praias maravilhosas, existe um oásis para quem quer sossego com as facilidades de Primeiro Mundo. Everglades City é opção para quem gosta de natureza
Quem gosta de bater perna em shoppings e não perde a oportunidade de circular nas lojas de marcas estreladas também encontra opções em Naples. O Coastland Center é um shopping mais tradicional, que mescla lojas de departamentos como H e Forever 21, e lojas variadas, que vendem produtos para casa, vitaminas, cosméticos, entre outros. O centro de compras mais requintado, entretanto, é o Waterside Shops, construído a céu aberto. Lá o consumidor encontra as badaladas Gucci, Louis Vuitton, Tiffany, Apple etc.


Uma boa oportunidade de conhecer a cidade é o passeio de segway, aqueles veículos de duas rodas em que o motorista fica em pé. Em poucos minutos, mesmo quem nunca dirigiu um carro consegue conduzir o segway, que oferece direção bastante estável nas calçadas planas e sem buracos de Naples. O passeio dá um panorama completo da cidade, passando pelo Centro, pela bela área residencial e o píer. O trajeto dura cerca de uma hora e meia e custa US$ 74 ; para quem gostou da ideia, melhor não converter para o real.


A cerca de 30 minutos de Naples, está Marco Island, a maior das The Thousand Islands dos Everglades, a única reserva subtropical da América do Norte. À beira da praia, há enormes resorts, mas quem vai somente passar o dia em Marco Island pode fazer passeios de barco, canoagem, caiaques e outros esportes náuticos.

Numa área de 48 quilômetros de praias maravilhosas, existe um oásis para quem quer sossego com as facilidades de Primeiro Mundo. Everglades City é opção para quem gosta de natureza

Bucolismo
Para completar a trinca de Paradise Coast, falta conhecer a Everglades City, de longe a mais bucólica de todas. Os Everglades, que abrigam o Parque Nacional dos Everglades, são uma região de pântanos e mangues que reúne biodiversidade reconhecida.
É quase rotina encontrar jacarés e crocodilos nos passeios pela reserva ambiental. Uma das opções é explorar a região nos aerobarcos, embarcações que conseguem chegar a altas velocidades. O Wooten;s é um dos locais que oferecem o passeio. A visita a Everglades City, cidade que recebeu o mesmo nome do santuário ecológico, faz o visitante quase se esquecer de que está no Primeiro Mundo. A vida simples do campo, com poucas casas, é um charme. Apesar de pequena, a cidade é a capital mundial do stone crab, caranguejo bem grande, característico da Flórida. Restaurantes servem a iguaria entre 15 de outubro e 15 de maio.

Programe-se

Palm beaches

Onde ficar

; The Breakers Palm Beach
O luxuoso hotel, no estilo renascentista italiano, é referência na cidade. Fundado em 1896, está na lista do National Register of Historic Places. Osrestaurantes do resort podem ser visitados por não hóspedes. A área de lazer inclui piscinas em frente ao mar, academia e spa, entre outros luxos.
One South County Road, Palm Beach

; Palm Beach Marriott Singer
Island Resort & Spa
Com instalações confortáveis, conta com área de lazer completa, é boa opção para famílias, e está em frente à praia de Singer Island. A desvantagem é porque fica situado em área mais isolada, longe do comércio.
3800 North Ocean Drive, Singer Island
Riviera Beach

Numa área de 48 quilômetros de praias maravilhosas, existe um oásis para quem quer sossego com as facilidades de Primeiro Mundo. Everglades City é opção para quem gosta de natureza

Onde comer

; The Blind Monk
Funciona a partir das 11h e tem clima excepcional para um happy hour. Destaque para o mojito feito com prosecco.
410 Evernia Street Ste 107, West Palm Beach


; Buccan
O restaurante serve gastronomia americana contemporânea, que se resume em cardápio variado. As opções vão de frutos do mar a comida mexicana, passando pelo excelente risoto trufado.
350 South County Road

; The Breakers; HMF

É o principal restaurante do hotel The Breakers. Tem cardápio variado (sanduíches, massas, japonês), decoração elegante inspirada nos anos 50 e a adega com mais de 1,6 mil rótulos.
One South County Road, Palm Beach

; Café Boulud

Fica no hotel The Brazilian Court, bem próximo da estrelada Worth Avenue. O dono é o renomado Daniel Boulud, mas, apesar da fama, tem preço acessível. Com 40 doláres, o cliente sai satisfeito do restaurante.
301 Australian Avenue, Palm Beach


; Imoto
O pequeno restaurante japonês tem clima descontraído, com luz baixa, música ambiente animada e decoração moderninha. Além de pratos saborosos, os drinques são um dos destaques do cardápio.
350 South County Road, Palm Beach

Paradise Coast
Onde ficar
; Naples Beach Hotel & Golf Club
Embora fique mais afastado do Centro, está
em frente ao mar do Golfo do México e proporciona linda vista do pôr do sol.
É uma opção para quem gosta de golfe.
851 Gulf Shore Boulevard North, Naples

; Inn on Fifth
É o único hotel situado na Fifth
Avenue South. Com instalações luxuosas,
abriu recentemente o seu Club Level,
com 32 quartos luxuosos e mais
reservados num prédio separado.
699 5th Ave. S, Naples

Onde comer
; Ario

Fica no Marco Island Marriot Beach Resort,
Golf Club & Spa
O forte são os cortes de carne,
mas oferece cardápio variado e muito
bem executado, dos frutos do mar aos
cortes com maturação de 35 dias.
400 South Collier Boulevard, Marco Island

; Bites
Mais afastado do Centro de Naples,
fica no lobby do hotel The Ritz-Carlton.
Serve pequenos pratos e porções para
serem compartilhadas.
A ideia é experimentar várias opções no cardápio.
280 Vanderbilt Beach Road, Naples

; Oyster House
É um dos mais visitados em Everglades City. Bem no estilo norte-americano,
tem decoração com animais silvestres dependurados nas paredes. O cardápio traz opções que vão de sanduíche a carne de jacaré. Apesar de não estar no cardápio, o restaurante
também serve caranguejo.
901 South Copeland Ave Everglades City

A repórter viajou a convite da Florida;s Paradise Coast e Discover Palm Beaches

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação