Jornal Correio Braziliense

Turismo

Spa oferece tratamentos aliados a alta tecnologia na Serra da Mantiqueira

Aproveite alguns dias de descanso para conhecer melhor o corpo e o organismo e adotar hábitos saudáveis. O segredo é manter as técnicas e os cuidados ao voltar para casa

Estresse, muito trabalho, pouco tempo de descanso e nenhuma atividade física fazem parte da rotina da maioria das pessoas no mundo atual. Conseguir um momento para o cuidado pessoal é cada vez mais difícil. A vida contemporânea impôs uma dinâmica em que a alimentação fica desequilibrada, os exercícios são preteridos e a saúde é relegada a segundo plano. Exigir demais do próprio corpo pode levar a consequências desastrosas.

Aos poucos, no entanto, parcelas da população despertam para a necessidade de buscar qualidade de vida a partir da mudança de comportamento. Viver melhor depende da atitude de cada um. Profissionais de diversas especialidades ligadas à área de saúde estão atentos às novas necessidade dos seres humanos e oferecem serviços que são o primeiro passo para a mudança. A grande vantagem é poder adaptar o tempo disponível às carências individuais. Clínicas e spas, por exemplo, têm diversas opções.

Localizado na tranquila cidade de Penedo, ao pé da Serra da Mantiqueira, na divisa entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o Spa Rituaali ; lançado no mês passado ; apresenta uma proposta diferente dos spas convencionais. Planejado para auxiliar pessoas a conquistarem o bem-estar, valorizando hábitos sadios e estimulando a consciência corporal, técnicas e tratamentos terapêuticos e estéticos aliados a alta tecnologia, o spa propõe um recomeço. São oferecidos três períodos de estadia: 7, 14 e 21 dias. A proposta única é ensinar a retomar o controle da própria vida e viver uma nova rotina quando voltar para casa.

Hoje, todos sabem usar computadores, tablets, celulares, carros e outros equipamentos, mas muitos não sabem cuidar da mais extraordinária máquina que existe, o corpo humano, e, por isso, adoecem. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando a própria saúde de lado, e, quando se dão conta, a situação já está complicada. A conscientização é o primeiro passo para a mudança de estilo de vida;, observa o especialista em medicina de estilo de vida Luiz Fernando Sella, diretor clínico do Rituaali, spa que trouxe o novo conceito ao Brasil.

A medicina voltada para o estilo de vida

;No Rituaali, usamos os princípios da medicina de estilo de vida ; nova área da medicina, que usa a filosofia da vida saudável (nutrição, exercício, redução de estresse etc.) para prevenção e tratamento de doenças. Acreditamos na eficácia das terapias naturais e na experiência com a natureza. As terapias naturais (plantas medicinais em chás e óleos; geoterapia com argila medicinal; hidroterapia com banhos, duchas; massagens relaxantes etc.) respeitam o funcionamento do corpo, estão em harmonia com os processos fisiológicos e auxiliam o organismo no processo de restauração;, afirma Daniela Kanno, médica que, como Fernando Sella, é responsável por coordenar o corpo clínico do spa.

A exuberante natureza da região é o cenário para a imersão no cuidado pessoal. Com profissionais das áreas médica, nutricional, física, fisioterápica e psicológica, o Rituaali tem seis programas para estimular cada hóspede a transformar desejos e expectativas em ações concretas, com conceitos inovadores da medicina de estilo de vida. São eles: detox, controle de estresse, equilíbrio, estilo de vida, antidor e antitabagismo. As atividades físicas combinam os quatro elementos da natureza, inspiradas nos princípios da cronobiologia, explorando as especificidades de cada um deles, em busca de um novo estilo de vida.

O ar estimula exercícios na natureza; o fogo é o resultado das atividades que potencializam a queima de calorias. Na terra, os movimentos moderados de condicionamento aeróbico permitem o fortalecimento muscular. Por fim, a água é o lugar ideal para os exercícios de baixo impacto. Basta definir o que melhor se encaixa com a sua personalidade.

Inovação

O ambiente acolhedor é uma das bases para as terapias oferecidas. Ao chegar ao spa, todos passam por um processo de desintoxicação, que dura até 72 horas, que precede a recuperação do equilíbrio corporal. O leque de tratamentos é vasto: banhos de imersão, contrastes térmicos, geoterapia, percurso Kneipp, caminho de água e pedras que combatem dores, melhoram a circulação e atuam no sistema nervoso, entre outros. As atividades físicas também têm seu espaço, e foram pensadas para atender desde os pacientes mais sedentários aos que já se exercitam regularmente.

;O projeto do Rituaali é inovador, pois oferece um programa personalizado para cada hóspede para que ele desfrute dos nossos serviços da melhor maneira possível. Toda a programação é elaborada por nós, da equipe médica, após uma consulta na chegada. Queremos que as pessoas melhorem a saúde como um todo, reeducando corpo e mente em busca de uma vida mais saudável;, explica Sella.

Um cuidado especial é dado à gastronomia. As refeições são equilibradas, com alto valor nutritivo. Os cardápios são adaptados por uma nutricionista para o objetivo de cada hóspede, com o cuidado de restaurar o funcionamento das células, fortalecer as defesas do organismo e, com isso, melhorar os aspecto geral do corpo. Sem perder o prazer da degustação.

Tratamentos

Hidroterapia
Inclui banhos de imersão, contrastes térmicos, duchas, esfoliações e fricções, além de caminhada na água. A água ajuda a combater o estresse e aliviar dores.

Geoterapia
Utiliza cataplasmas de argila, dolomita e carvão ativado, com óleos essenciais, ervas e sais sobre articulações. Tem propriedades antinflamatórias e revitalizantes.

Fitoterapia
Usa cientificamente as propriedades de plantas e ervas medicinais, prescritas por um médico especialista. É um tratamento comum a todos os programas.

Fisioterapia
Restaura as funções articulares, reeduca os movimentos e estimula a simetria corporal por meio de exercícios e técnicas que ajudam a combater dores e má postura.

Serviço

Rua Harry Bertel, Acesso A, 310, Penedo ; Itatiaia, RJ
Telefone: (24) 3351-9200
contato@rituaali.com.br
Como chegar
De carro, o trajeto a Penedo é feito no KM 311 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Deve-se entrar na estrada de acesso à Rodovia Dr. Rubens Tramujas Mader (RJ-163). O acesso faz-se pelo Portal de Penedo, 3km após sair da Dutra.