Turismo

Entre as montanhas, Kotor, em Montenegro, encanta turistas com suas belezas

Tombada como Patrimônio da Humanidade, a cidade é cercada por muralhas e fortalezas. Do alto, dá para ter uma bela vista da baía

Iana Caramori - Especial para o Correio
postado em 16/03/2016 20:00

Vista do topo da muralha da cidade de Kotor, em Montenegro

Mais ao sul do continente, localizada em um fiorde ; grande entrada de mar entre montanhas ; está Kotor, em Montenegro. A cidade recebeu, da Unesco, o título de Patrimônio da Humanidade. Na Idade Média, era um importante porto, o que impulsionou o comércio e a arte da região. Cercada por muralhas e fortalezas, a cidade abriga várias igrejas e palácios.

Para quem tem fôlego, o topo da muralha de Kotor ; a 1.200 metros de altura ; revela uma bela vista da baía. A paisagem recompensa o esforço de subir 1.350 degraus de pedra até o topo da fortaleza de St. Giovanni. A atenção precisa ser redobrada, já que a caminhada é feita por pedras escorregadias. O turista precisa ir preparado, com água e comida para as horas de passeio.

Ainda ao sul, a Albânia, pouco explorada por turistas, é opção para quem busca tranquilidade. O país, que ao sul faz fronteira com a Grécia, lembra a vizinha pelas suas praias com águas cristalinas, mas é o oposto no quesito badalação. Mesmo no verão europeu ; de junho a setembro ;, as cidades costeiras são praticamente desertas.

Cidade de Saranda, na Riviera da Albânia

Saranda é um dos principais roteiros da Riviera albanesa. A cidade oferece uma aula da história em seus pontos turísticos: os escombros do bombardeado monastério Ayii Saranda, que deu nome à cidade, e o sítio arqueológico da antiga cidade Butrint. Não há muitos hotéis e restaurantes de luxo. Mas a simplicidade e belo visual conquistam os visitantes.

Rota em alto-mar

Alguns turistas estão substituindo a tradicional viagem de avião pelos cruzeiros. Além de poder parar de porto em porto ao longo do caminho, os navios oferecem várias opções de lazer para também aproveitar as horas de translado e excursões nas cidades em que atracam.

Existem rotas marítimas para todos os gostos: das praias sul-americanas às ilhas turcas. A costa do Mar Adriático também entra no roteiro de viagens pelo Mediterrâneo oferecidas por algumas companhias.

Pela norueguesa Royal Caribbean, o turista pode escolher entre algumas viagens com duração de 10 dias. No navio Rhapsody of the Seas, há opções de roteiro da Itália a Montenegro, passando pela Eslovênia e Croácia. Além das cidades da costa do Mar Adriático, o cruzeiro segue para a Grécia e a Turquia. Outra rota, feita pelo mesmo modelo de navio, passa pela Itália, Croácia e Grécia.

[SAIBAMAIS]

O navio MSC Magnifica, da italiana MSC Cruzeiros, faz a rota entre a Itália e a Eslovênia, em duas noites. Para os turistas que preferem conhecer mais cidades e aproveitar mais dias em alto-mar, uma boa opção é o roteiro que parte da Itália até a Grécia ; passando pela Croácia.

O luxuoso Le Lyrial, da companhia francesa Ponant, é uma das poucas opções para os turistas que preferem ficar apenas pela costa do Mar Adriático. O cruzeiro passa pela costa italiana, Croácia e Montenegro. A viagem, que dura oito dias, passa por Veneza, diversas cidades litorâneas croatas e Kotor. (Com informações Iana Caramori)

Sobre as ondas

; www.royalcaribbean.com.br

; www.msccruzeiros.com.br

; www.royalcaribbean.com.br

; www.cvc.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação