Na semana santa, milhares de fiéis se dedicam ao louvor e às orações para relembrar a saga de Jesus Cristo. Mas, fora da época considerada uma das mais importantes para os cristãos, as romarias atraem também multidões de pessoas que demonstram fé, entrega e devoção. Algumas tradicionais estão bem pertinho da capital. O Turismo separou cinco roteiros para você escolher a até 700km de Brasília. Prepare-se para se emocionar.
[SAIBAMAIS]
Quem é católico certamente já ouviu falar da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). A menos de 250km de distância da capital, a cidade é palco da maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo. Durante 10 dias, entre junho e julho, são promovidos missas, novenas, encontros de jovens, acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros, entre outros devotos. A programação atrai mais de 2,5 milhões de pessoas.
A fé é tanta que muitos devotos percorrem 20km, a pé, o trajeto entre Goiânia, a capital, e Trindade, para pagar promessas, pedir graças e agradecer pelas bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partem de outras cidades e estados. O encerramento da romaria é marcado pela tradicional Procissão Luminosa, que segue da Igreja Matriz até a Basílica.
O Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, em Romaria (MG), também atrai milhares de pessoas na romaria que ocorre entre 6 e 15 de agosto. Nesse período, a pequena cidade de 3,5 mil habitantes fica cheia de visitantes de todos os cantos do país. A cidade, que antes se chamava Água Suja, começou com garimpeiros que descobriram jazidas de diamante na região.
Louvor e entrega
Antes de começarem as romarias, em 1870, os devotos de Romaria iam até Niquelândia, em Goiás, para louvar Nossa Senhora da Abadia. Como a viagem era muito cansativa, eles pediram autorização ao bispo de Goiás para erguer um tempo em homenagem à santa. E assim surgiu o Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja.
Há mais de 200 anos, os fiéis seguem para Niquelândia, onde ocorre a Romaria de Nossa Senhora da Abadia de Muquém. Na cidade, distante a 263km de Brasília, romeiros fazem o percurso de 45km carregando a imagem da santa. Eles saem de Niquelândia, seguem pela Rodovia da Fé, onde há estações religiosas, e encerram a romaria no Santuário de Muquém. A cavalo, a pé ou de carro, os fiéis seguem o caminho ao encontro da santa. Muitos romeiros sobem a escadaria do santuário de joelhos até o altar pagando promessas.
Em Natividade (TO), o ponto alto da Romaria do Senhor do Bonfim é 15 de agosto, quando a imagem do santo faz o percurso entre os devotos e é celebrada a Missa Campal. Trata-se da maior manifestação religiosa do estado, e ocorre no mês de agosto, no povoado do Bonfim, no município de Natividade, a 200 quilômetros da capital, Palmas. Em Natividade, a romaria remonta ao século 18, com a formação dos primeiros arraiais. A festa dura 11 dias.
Na Bahia, Bom Jesus da Lapa concentra a terceira maior romaria do Brasil, também em agosto. A Romaria do Bom Jesus atrai milhares de fiéis à cidade todos os anos. O grande diferencial é o morro e suas grutas, onde os fiéis se reúnem em torno da fé. No lugar, eles se ajoelham, oram e dão forte demonstração da sua religiosidade. A cidade baiana fica a 670km da capital.
; Como chegar
Niquelândia (GO)
Via BR-080 e BR-414 (263km) e via BR-070 e BR-414 ; 278km
Romaria (MG)
Via BR-050 (453km)
Trindade (GO)
232km pela BR-060 e 299km pela BR-070
Natividade (TO)
Via BR-050, 453km
Bom Jesus da Lapa (BA)
Via BR-020 (670km)
; Programe-se
Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO)
De 26 de junho a 5 de julho
Romaria de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria (MG)
De 6 a 15 de agosto
Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade (TO)
De 6 a 17 de agosto
Romaria de Muquém, em Niquelândia (GO)
De 6 a 15 de agosto
Romaria do Bom Jesus (BA)
Em agosto