Na correria dos embarques e desembarques no Aeroporto JK, em Brasília, 23 objetos são esquecidos por dia. Quase um a cada hora. Segundo dados da Inframerica, empresa que administra o terminal de Brasília, são encontrados, em média, 700 itens por mês. Desses, apenas 28% são reclamados pelos proprietários. Na alta temporada, esse número cresce entre 15% e 20%. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas e não do aeroporto.
[SAIBAMAIS]
Tudo o que é encontrado pode parar na sessão de Achados e Perdidos. Lá, os itens são registrados e ficam guardados por até 90 dias, à espera do dono. Documentos, cartões bancários, roupas femininas e celulares são os mais deixados em locais como o saguão de embarque, os raios-X e a área de taxistas. Objetos inusitados, como dentaduras, bengalas, acessórios eróticos, muletas, próteses mecânicas e até uma panela elétrica, já foram encontrados no terminal ou nas proximidades.
Ao desembarcar em uma conexão, a nutricionista Carmem France, 46 anos, esqueceu uma pasta com documentos pessoais de pacientes dentro da aeronave. Assim que percebeu o descuido, informou aos funcionários da companhia aérea. ;Eu expliquei a localização exata da pasta. Asseguraram-me de que a procurariam e, caso achassem, meu nome seria chamado pelo sistema de som do aeroporto;, lembra.
Acostumada a viajar principalmente a trabalho, a gaúcha conta que, apesar do bom atendimento, o excesso de tranquilidade transmitido pela empresa aérea ao passageiro causa certa apreensão. ;Eles encontraram a pasta, mas deixaram meio largada no portão de desembarque. Se eu não tivesse perguntado, talvez não tivesse conseguido recuperar;, disse.
O empresário Zacarias Assunção, 55, esqueceu um notebook no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, nos Estados Unidos. ;Deixei lá quando estava voltando para o Brasil. Ao chegar, mandei as características do equipamento e eles constataram que estava guardado.; Um amigo trouxe o aparelho de volta ao Brasil.
Mas o processo nem sempre é tão fácil. Além do computador, Zacarias esqueceu um carrinho de brinquedo dentro de uma aeronave. ;Eu faço coleção de miniaturas, comprei uma em Atlanta e acabei esquecendo no avião. Foi uma confusão porque você não pode retornar à aeronave depois do desembarque. Então, descrevi o brinquedo, mostrei a passagem para os funcionários da companhia aérea e pedi que procurassem no banco onde estava sentado. Depois de cinco ou seis dias, e de muita insistência, me devolveram o pertence.;
Na maioria das vezes, ficar mais atento é suficiente para evitar uma dor de cabeça daquelas procurando objetos deixados em algum lugar. O funcionário público Aliomar Junior, 44, revela que viaja regularmente e toma alguns cuidados para não perder nada. ;Estou sempre atento aos meus pertences. Não tenho o costume de deixar as coisas espalhadas. Procuro concentrar tudo o que estou levando em um carrinho de bagagem e fico próximo a ele;, ressaltou.
Prevenir é a melhor atitude
E o que fazer quando o esquecimento parte da empresa aérea? Sua bagagem pode ser extraviada e parar em um local completamente diferente do planejado. A professora universitária Cristiane Freire, 49 anos, passou por essa experiência em uma viagem com a família para Portugal. ;Ao desembarcar em Lisboa, descobrimos que as nossas malas estavam perdidas em algum lugar. A gente teve que sacar dinheiro e comprar roupas novas.; Já em solo brasileiro, a família da professora recebeu o aviso de que as bagagens tinham sido encontradas. ;Uns dois dias depois que a gente chegou, eles nos informaram que haviam encontrado as malas na Espanha;, completa.
O caso da professora não é uma ocorrência isolada. Problemas com malas e bagagens ocupam a segunda posição no ranking das principais reclamações feitas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para evitar contratempo, antes de ser entregue para despacho, é ideal que a bolsa seja identificada. O passageiro pode optar por declarar o valor estimado dos pertences, mediante pagamento de uma taxa, cobrada pela companhia aérea.
Ao constatar que a sua bagagem não chegou à esteira de desembarque, vá ao balcão da companhia, ainda na área de desembarque, e informe o desaparecimento. Em casos de voo doméstico, a empresa tem até 30 dias para devolver os pertences. Em viagens internacionais, o prazo é de 21 dias.
; Fique atento
Algumas medidas para evitar perdas de objetos durante a viagem são relativamente simples:
; Faça listas
Anote tudo o que está levando fora da mala e, antes de embarcar, verifique se está com tudo em mãos;
; Organize seu tempo
A correria para não perder o voo é uma das causas principais do descuido. Por isso, é recomendável chegar ao aeroporto pelo menos 1h30 antes do embarque e aproveitar o tempo extra para fazer check-in e despachar a bagagem;
; Aproveite os recursos do aeroporto
Os carrinhos para carga concentram os objetos em um só lugar e podem evitar perdas.
; Como encontrar
; Aberto 24 horas, sete dias por semana, o Setor de Achados e Perdidos do Aeroporto de Brasília fica um pouco escondido, em um corredor no primeiro pavimento, próximo à Polícia Federal e ao caixa de pagamento do estacionamento. Para reaver o objeto perdido, o usuário pode mandar um e-mail para achadosperdidos@inframerica.aero ou ligar no (61) 3214-6109.
; Itens perecíveis, como comidas e remédios, são descartados imediatamente. Os demais permanecem na sala e podem ser resgatados em até 90 dias. Após esse período, os objetos são armazenados em depósito para posterior doação. Após 14 dias na sala de Achados e Perdidos, documentos são enviados aos Correios e, uma semana depois, cartões bancários são destruídos.
; Para evitar que objetos sejam devolvidos a pessoas erradas, o Aeroporto de Brasília registra no sistema detalhes sobre data, hora, local onde foram encontrados. Na ausência de nota fiscal que comprove a propriedade sobre o objeto, o funcionário solicita ao passageiro o máximo possível de informações sobre o item, além de data e hora provável da perda. Tudo que é informado pode contribuir para comprovar a identificação dos donos.