Conta a história que, no século 13, a freira Juliana de Mont Cornillon ; que sempre teve uma grande veneração ao Santíssimo Sacramento ; começou a ter visões frequentes em que Jesus lhe pedia uma comemoração em homenagem à Sagrada Eucaristia. A freira contou para o então arcebispo de Li;ge, Jacques Panteléo ; que se tornou o papa Urbano IV ; sobre suas visões. Com a ajuda do clérigo e do Bispo Roberto of Thourotte, a religiosa deu forma à festa de Corpus Christi.
[SAIBAMAIS]
No começo, em 1249, a procissão era restrita ao interior da paróquia de Saint Martin ; em Li;ge, na Bélgica. A festa tomou conta das ruas da cidade apenas 17 anos depois do seu início. Em seguida, tornou-se uma celebração nacional belga.
Cidade instigante
Li;ge tem tesouros prontos para serem descobertos. A vida cultural e artística é pulsante e a arquitetura é o ponto forte de vários monumentos da cidade. O aquário é um dos que mais encantam os turistas. Tem cerca de 2.500 exemplares de 250 espécies de animais nativos de todo o mundo. O Museu de Arte Moderna e Contemporânea também atrai pela variedade. O palácio de 1905 exibe uma evolução da arte pelo tempo através de obras de Picasso, Gauguin, Monet, Chagall e Kokoschka. O Turismo selecionou algumas cidades onde os fiéis lotam as ruas durante o feriado:
Cusco (Peru)
Fiéis do mundo inteiro desfilam pela cidade cantando, com imagens de Nossa Senhora e dos padroeiros locais em mãos. Os símbolos são adornados com joias e objetos preciosos. A cerimônia principal acontece na Plaza de Armas, onde as estátuas ficam expostas durante uma semana.
Galícia (Espanha)
A tradição é que as ruas centrais da Galícia, noroeste da Espanha, acordem cobertas por um tapete de flores gigantesco. Os desenhos são preparados durante a noite. Quando a procissão começa, os moradores ocupam as varandas da região medieval para lançar pétalas aos participantes.
Orvieto (Itália)
Uma lenda local diz que, enquanto celebrava a missa, um padre teve dúvidas sobre a transformação do pão e do vinho no sangue e no corpo de Cristo. Durante a cerimônia, o sangue jorrou do pão da comunhão. As vestes utilizadas pelo sacerdote ficam expostas em um relicário na procissão, considerada uma das mais belas da Itália.
Arundel (Inglaterra)
Os devotos da cidade inglesa confeccionam o tapete de flores no corredor da Catedral de Arundel, um dos santuários medievais mais conhecidos da região, há mais de 100 anos. No último dia de procissão, a tapeçaria percorre as ruas até chegar ao pátio do Castelo de Arundel, onde a bênção final é dada.