Turismo

Dicas valiosas para fugir do tédio enquanto espera o próximo voo

Os períodos de espera nos aeroportos %u2014 seja no aguardo para voo ou uma conexão %u2014 podem ser um verdadeiro martírio. O Turismo traz algumas opções para você aproveitar o tempo livre

Álef Calado - Especial para o Correio
postado em 16/05/2016 09:00

Os períodos de espera nos aeroportos %u2014 seja no aguardo para voo ou uma conexão %u2014  podem ser um verdadeiro martírio. O Turismo traz algumas opções para você aproveitar o tempo livre

Quem nunca se sentiu entediado ao ficar horas aguardando a aeronave ou o embarque numa conexão? Ou se arrependeu de não ter um livro na bagagem durante o voo? Passar muito tempo em um avião para chegar ao destino ou esperar longas horas em aeroportos pode ser um martírio, principalmente para aqueles que não têm paciência. Mas, convenhamos, quem gosta de esperar?

[SAIBAMAIS]

Em rotas nacionais, a duração do trajeto de voos diretos pode variar de cerca de 1 hora (Brasília-Belo Horizonte) a quase 4 horas (Brasília-Acre). Isso sem falar no tempo antes do embarque e das conexões. Pode parecer óbvio, mas muita gente perde a oportunidade de relaxar ao saber que terá um período de espera. Para lhe ajudar a aproveitar melhor essas horas vagas, o Turismo traz algumas dicas do que fazer para aproveitar os momentos livres.

; Aeroportos

Passeie pelas lojas
Alguns aeroportos mais parecem shopping centers. A variedade de lojas e produtos é tão grande que é possível comprar livros, incrementar o guarda-roupa, saborear um lanche ou, quem sabe, até fazer uma refeição completa. Se o terminal tiver freeshop, melhor ainda. Muitos preços compensam uma olhada mais apurada dos passageiros.

Descanse

Se você não vai ter tempo de tirar uma soneca depois do voo ou não consegue dormir em aviões, aproveite o aeroporto para descansar. Se quiser, pode até alugar uma cabine nos hotéis de permanência rápida instalados nos terminais de Curitiba (PR) e Guarulhos (SP), por exemplo. Os quartos contam com uma cama e são ideais para quem não abre mão do conforto do travesseiro e da coberta e quer descansar de verdade.

Aproveite a internet

Muitas companhias pedem que os celulares permaneçam desligados durante todo o voo. Por isso, os momentos de espera no terminal, antes do embarque, são muito úteis. Desfrute do serviço de wi-fi oferecido gratuitamente para dar uma última olhada nas redes sociais, conversar com os amigos e dar notícias à família.

Explore as proximidades

Caso tenha um tempo maior durante a conexão, pegue um ônibus ou um táxi e vá conhecer alguns pontos turísticos da cidade ou dê uma volta pelas proximidades. Além de ser uma ótima maneira de fugir da monotonia, é uma chance de conhecer locais que podem ser o destino da próxima viagem.

; Voos

Coloque a leitura em dia
Aviões são perfeitos para terminar aquele livro que está empoeirado na estante. Como a maioria das pessoas acaba adormecendo, principalmente em viagens internacionais, o silêncio é propício para descobrir quem morre no fim do capítulo. Se você não tiver um best-seller na bagagem, não se esqueça de passar nas livrarias do aeroporto, antes de embarcar. Esqueceu? Aproveite para ler a revista da companhia, pois muitas dão dicas excelentes para as próximas férias. Em algumas, é possível solicitar os jornais do dia.

Assista a filmes e séries
Empresas como Latam e Avianca costumam oferecer opções de entretenimento aos passageiros. Enquanto a primeira disponibiliza sinal wi-fi, que pode ser usado exclusivamente para fazer download do aplicativo da companhia e assistir a filmes e séries, a maioria das aeronaves da Avianca conta com telas instaladas na cabeceira para quem quiser passar o tempo se divertindo com a programação oferecida, ouvindo música ou jogando.

Aprecie a vista

Quem optou por assentos na janela pode passar uma parte do voo apreciando as nuvens ou contemplando a beleza de um pôr do sol nas alturas. O celular, em modo avião, pode ajudar na hora de fazer uma foto e registrar essas maravilhas. Dependendo da altura em que a aeronave está, é possível ver cidades inteiras. Os comandantes de voo costumam dar informações sobre a localidade que se está sobrevoando. Quem chega pelo Aeroporto Santos Dumont, por exemplo, ao Rio de Janeiro, vê, da janela do avião, cartões-postais como o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. São de tirar o fôlego!

Escute música
As horas livres são ideiais para relaxar escutando a sua playlist de músicas ou simplesmente revivendo clássicos do passado. É um bom momento também para se livrar das composições e dos arquivos que só estão ocupando espaço no celular. As companhias que não permitem que o aparelho fique ligado durante o voo costumam oferecer shows e canções no sistema multimídia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação