Encarar uma noite fria pode ser o sacrifício necessário para assistir a um espetáculo de cores no céu. Conhecida por suas ondas luminosas em tons de verde, vermelho, azul, púrpura ou violeta, a aurora boreal ocorre em lugares onde a altitude é elevada e o clima, frio. A paleta de cores depende do tipo de gás que participou da interação com os ventos solares. Isso mesmo: a aurora boreal é resultado do choque entre uma grande quantidade de elétrons e elementos atmosféricos em alta velocidade.
[SAIBAMAIS]O fenômeno é atração turística no mundo e se vê com mais frequência na região da Lapônia ocupada pela Finlândia. Ocorre ainda em cidades próximas ao Círculo Polar Ártico, que ficam lotadas no início do inverno. Estônia, Rússia, Canadá e Groenlândia são alguns dos pontos de encontro para os admiradores da aurora. Siga as luzes:
Suécia
O vilarejo de Abisko tem menos de 150 habitantes. Os turistas movimentam o lugar. Durante o inverno, o Parque Nacional de Abisko é escolhido por muitos para observar a aurora boreal. O Lago Tornetrask é uma das atrações famosas. Da Aurora Sky Station, a vista para as luzes é ainda mais privilegiada.
Finlândia
O país tem vários pontos para apreciar a aurora boreal. Em Luosto, o Hotel Aurora aciona um alarme quando as luzes aparecem no céu. O serviço do Centro de Investigação de Auroras Boreais funciona perto dali. Na cidade de Nellim, dá para avistar o fenômeno com o céu claro. Vale a pena garantir um lugar à beira do Lago Inari, considerado um dos maiores da Finlândia.
Noruega
O espetáculo da natureza é a principal atração da cidade de Tromso, destino muito procurado em virtude do clima e da infraestrutura. Repleta de hotéis, lojas, restaurantes e casas noturnas, a cidade, com grande população universitária, está entre as menos frias para apreciar o fenômeno. A temperatura raramente vai abaixo de -10;C.
Islândia
O Parque Nacional de Thingvellir tem áreas próprias para observação. A uma hora da capital, Reykjavik, o Hotel ION Luxury Adventure abriga um bar panorâmico onde os hóspedes podem assistir ao show luminoso ao lado de um astrônomo. A região impressiona com seus vulcões, geleiras, gêiseres e fiordes.
Alasca
Já que a maior parte do estado americano é de difícil acesso e fica coberta por gelo durante o inverno, a aurora é vista em áreas remotas, onde a sensação de isolamento é extrema. Os turistas optam pelo Parque Nacional de Denali, principalmente em setembro, onde há áreas com estrutura básica para acampar.
; Onde ficar
*Cotação de 13/5/2016.