Turismo

Explosão de alegria em Campina Grande, no agreste da Paraíba

A cidade atrai milhares de pessoas em um dos maiores festejos de são-joão do planeta. Entre as principais atrações, neste ano, Wesley Safadão, que se apresenta em 1º de julho

postado em 25/05/2016 12:37

A festa de Campina Grande atrai mais de 2 milhões de pessoas

Encravada numa região montanhosa, no agreste da Paraíba, Campina Grande atrai a atenção do Brasil e do mundo nesta época do ano. De 3 de junho a 3 de julho, a cidade recebe mais de 2 milhões de pessoas em uma das maiores festas populares do país. Considerado o maior São João do mundo ; título reivindicado também por Caruaru, em Pernambuco ;, o evento é um dos mais esperados por aqueles que curtem danças e comidas típicas juninas.

[SAIBAMAIS]

O palco da festa é o Parque do Povo, uma área de 43 mil metros quadrados. Não é preciso pagar para entrar. Bastam disposição e alegria para curtir as diversas atrações, entre elas, apresentações de quadrilha e shows com estrelas regionais e badaladas no Brasil, como o cantor Wesley Safadão.

Este ano, será a nona vez consecutiva que ele se apresenta. Safadão fala do carinho especial que tem pelo São João de Campina Grande. ;A cidade inteira se envolve com a festa. São pessoas e atrações de todos os lugares. Tenho o prazer de participar desta festa há tanto tempo. Esse será o nono ano consecutivo que me apresento num lugar tão receptivo, que tem uma das maiores festas juninas do mundo;, diz. O show de Safadão será em 1; de julho.

Além de estrelas da música popular, tem muitas delícias típicas e artesanato. E este ano os visitantes contarão com uma nova atração chamada de ;Avião do Forró;, com shows de paraquedismo de pessoas de todo o Brasil e do mundo. A economista Paula Francinete Medeiros Pessoa de Queiroz, 64 anos, mora há 38 em Brasília. Veio de Campina Grande e se lembra de quando a festa começou a ser promovida na cidade. ;Era uma coisa pequena;, diz. Jamais imaginaria que as comemorações juninas da cidade se tornariam tão famosas. Ela acompanha de perto a evolução do São João de Campina Grande. E gosta tanto que vai sempre que pode para aproveitar os festejos da terra natal. ;Só não vou quando não posso. A festa é muito boa, tradicional. Eu adoro, porque lá todas as pessoas são iguais, não tem diferença de classe social. Todos podem se divertir;, garante Paula, moradora do Guará.

Para ela, o diferencial não são os shows, alguns grandiosos. Mas sim ilhas, chamadas de coretos, onde é possível dançar o autêntico forró pé de serra, e provar as comidas típicas. ;Adoro queijo coalho assado, pamonha, curau e carne de sol;, enumera a economista, que tem muitos familiares morando na cidade, incluindo a mãe.

Uma semana

A cidade atrai milhares de pessoas em um dos maiores festejos de são-joão do planeta. Entre as principais atrações, neste ano, Wesley Safadão, que se apresenta em 1º de julho

A supervisora de loja Cirley Cristovão do Nascimento, 52, também tem parentes em Campina Grande. E eles moram atrás do Parque do Povo. Ela saiu de Brasília, onde mora, e foi duas vezes ao são-joão da cidade ; em 2012 e no ano passado, e pretende voltar mais vezes. ;É muito bacana. Tem gente de todo o Brasil, fica bem animado. Sem contar o friozinho gostoso;, aponta.

Como Brasília não tem voo direto para Campina Grande, um dos roteiros possíveis, feito por Cirley, é ir até Recife, aproveitar um pouco das praias e seguir de carro ou de ônibus para a cidade no interior da Paraíba. ;O mais indicado é tirar pelo menos uma semana para aproveitar bem a festa;, assegura. Quem quiser pode ir por João Pessoa, cuja distância da festa é de menos de 140km.

Lugares para conhecer

O São João de Campina Grande é uma festa grandiosa não só pelo público que atrai. Movimenta muito dinheiro e envolve centenas pessoas na organização. E não custa pouco. No ano passado, a Prefeitura Municipal da cidade gastou R$ 6 milhões com as comemorações.

Também em 2015, a rede hoteleira local atingiu 90% de ocupação nesta época do ano. Apesar da crise econômica, a expectativa do setor é de que esse percentual atinja os 100% antes do início da festa. Isso porque os dias 3, 4 e 5 são os mais disputados pelos turistas.

Quem for com tempo pode aproveitar para conhecer um pouco de Campina Grande. A cidade de 400 mil habitantes, de médio porte, tem seu charme. A começar pela localização: longe do mar, mas perto das montanhas. Está a 500 metros de altitude, portanto, o clima é bem mais ameno que na capital, João Pessoa, por exemplo.

O Açude Velho é um dos principais cartões-postais da cidade. No seu entorno, estão bares e restaurantes e um de seus principais museus ; o Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como o Museu dos Três Pandeiros. Assinada por Oscar Niemeyer, a construção exibe acervos de artistas paraibanos famosos, como Sivuca, Jackson do Pandeiro e Elba Ramalho. E também conta um pouco das tradições culturais do Nordeste, como a literatura de cordel. Conheça outros pontos turísticos de Campina Grande.

Parque da Criança

Wesley Safadão se apresentará pela nona vez consecutiva no São João de Campina Grande

Fica ao lado do Açude Velho. Fundado em 1993, no Dia das Crianças, o maior parque da cidade tem 6.700 metros quadrados com pista para caminhada, rampa de skate, balanços e outras estruturas para crianças, além de áreas gramadas, campos de futebol de areia, quadras esportivas, pistas de bicicross, sorveterias, lanchonetes e quiosques cobertos para relaxamento. No lugar há comemorações abertas ao publico em datas importantes e programas sociais e esportivos.

Jackson do Pandeiro e Gonzagão

Dois dos mais míticos músicos nordestinos estão às margens do Açude Velho. Não em carne e osso, mas em forma de estátuas de bronze em tamanho real. Durante o São João de Campina Grande, eles são muito requisitados pelos turistas que vão até o local para fazer fotos ao lado dos ídolos.

Os Pioneiros de Borborema

Paula Queiroz ao lado do marido e do amigo: pausa para foto na estátua de Gonzagão

Inaugurado no dia do centenário da cidade, em 11 de outubro de 1964, o monumento é constituído de três figuras representativas: o índio, a catadora de algodão e o tropeiro. O primeiro representa a origem primitiva da cidade e sua força de luta; a segunda, a força da mulher e o acentuado desenvolvimento industrial da cidade, gerado pelo ciclo algodoeiro; por último, o tropeiro, que personifica o comércio e a resistência do povo campinense.

Vila do Artesão

É o paraíso do artesanato. Um espaço para a valorização cultural e comercial de Campina Grande. Existe há seis anos.
Tem 83 lojas onde trabalham 260 artesãos. Entre elas, estão nove que são reservadas aos movimentos sociais; sete galpões para cursos de qualificação profissional; banheiros e espaço para estacionamento. Aproveite para saborear pratos típicos regionais na praça da alimentação.

Onde se hospedar

; Confortel Executive Universidade

(83) 3063-9200

; Garden Hotel

(83) 3310-4000

; Hotel Casa Blanca Express

(83) 3063-2680

; Hotel Serrano

(83) 3341-3131

Como chegar

; De carro ou ônibus
Saída pela BR-020 (2.237km)

; De avião

Acesso pelos aeroportos de Recife, João Pessoa, que são mais próximos, ou pelo terminal João Suassuna, que fica em Campina Grande.

Programação
Confira algumas atrações do são-joão de Campina Grande

; 3 de junho (abertura)
Biliu de Campina

Jairo Madruga

Flávio José

As Coleguinhas

; 14 de junho

Padre Fábio de Mello

Projeto Fé e Cultura

; 23 de junho

Iohannes

Elba Ramalho

Geraldinho Lins

; 1; de julho

Forró da Manha

Fabiano Guimarães

Wesley Safadão

Coco Seco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação