Jornal Correio Braziliense

Turismo

Annapolis atrai quem quer conhecer o cotidiano mais rústico norte-americano

A apenas 50km de Washington D.C., a capital do estado de Maryland se destaca pela intensa atividade marítima e pela boa receptividade

São apenas 40 mil habitantes e uma rua principal. Mas a pequena Annapolis não precisa de mais nada. A apenas 50 quilômetros de Washington D.C., a capital do estado de Maryland se torna irresistível para quem desembarca por aquelas bandas e opta por também conhecer o cotidiano mais rústico do americano.

[SAIBAMAIS]

Conhecida por ser a sede da Escola Naval dos Estados Unidos e por abrigar a casa legislativa mais antiga do país (aberta em 1779), Annapolis se destaca por conta da intensa atividade marítima, da jovialidade nas ruas e da receptividade dos moradores. Um dos melhores lugares para experimentar a autêntica panqueca americana (aposte no Miss Shirley;s Café ou no Metropolitan Kitchen and Lounge), degustar frutos do mar preparados com um cuidado raro (sente-se, sem medo, no premiado Osteria) e saborear o sorvete artesanal da clássica Annapolis Ice Cream Company.

Não se surpreenda se Annapolis lhe render as memórias mais afetivas da viagem. Uma daquelas cidades que não aparecem nos guias populares, mas que se revelam verdadeiras preciosidades, a exemplo de Penedo, no Estado do Rio de Janeiro, ou da singela Sausalito, nos arredores de São Francisco (EUA). Um passeio de barco pela baía que circunda a cidade ou uma caminhada por entre as casas sempre adornadas ilustram a aura envolvente da capital de Maryland.

Distrito brasileiro na terra de "Tio Sam"

Uma das atuais atrações de Annapolis, vejam só, é responsabilidade de uma brasileira. Embora a gente adore dizer que ;sobram brasileiros em todo canto do mundo;, em Washington D.C., a realidade não é exatamente essa, principalmente quando comparamos com Nova York ou Miami, por exemplo. No caso de Annapolis, menos ainda. Durante a estadia, a reportagem esbarrou com uma única brasileira, mas ela faz toda a diferença por lá.

Antes da chegada da produtora artística Roberta Pardo, o Distrito de Design de Annapolis não passava de uma mera área industrial, com depósitos de lojas de móveis e cerâmicas. Eis que Roberta convocou artistas grafiteiros brasileiros e coloriu as paredes do local, transformando a então insossa e cinza localidade em um reduto de arte, hoje reconhecido pela comunidade e por quem visita a cidade. ;Saí do Brasil há mais de 20 anos e nunca mais voltei. Mais recentemente, resolvi investir nesta minha paixão, a arte urbana. Aos poucos, conseguimos provocar essas intervenções por aqui. E assim nasceu o Urban Walls Brazil em Annapolis, que hoje é uma prioridade;, conta Roberta, que guiou a reportagem pelo hoje colorido distrito.