Turismo

Urubici é ideal para quem gosta de ficar em contato com a natureza

A 161km de Florianópolisi, município de 10 mil habitantes dá um show com seus atrativos naturais. Conheça as cascatas, as serras e os morros da região

Iana Caramori - Especial para o Correio
postado em 29/07/2016 09:00 / atualizado em 19/10/2020 15:30

A 161km de Florianópolisi, município de 10 mil habitantes dá um show com seus atrativos naturais.  Conheça as cascatas, as serras e os morros da região

Quem gosta de aproveitar as férias para entrar em contato com a natureza pode acrescentar Urubici no roteiro da Serra Catarinense. A cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, pode ser pequena, mas seus arredores têm atrativos naturais para ninguém botar defeito.

 

Saiba Mais

Um dos pontos turísticos da região que chamam mais a atenção é o Morro da Igreja, que está a mais de 1.800 metros de altitude. Localizado no Parque Nacional de São Joaquim, é o terceiro mais alto do estado e o quinto da Região Sul. O local também tem o título de ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Lá, as temperaturas nesta época do ano são negativas e costuma cair neve também.

 

A Pedra Furada encanta os visitantes da região...

Do topo do Morro da Igreja, é possível observar a Pedra Furada, formação rochosa com uma abertura no meio. Durante o inverno, não se esqueça de se agasalhar bem. A temperatura está frequentemente abaixo de zero. Em dias de forte neblina e mau tempo, a visitação ao local é suspensa.

 

» FAB
É lá no Morro da Igreja que estão localizadas as instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) e da Força Aérea Brasileira (FAB)

 

Vista indescritível

Para visitar o Morro da Igreja é necessária uma autorização prévia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, só é autorizado o trânsito de pedestres, ciclistas, motocicletas e automóveis com capacidade de até 18 passageiros. A permissão para a entrada no local é feita na sede do Parque Nacional, na Avenida Felicíssimo Rodrigues Sobrinho 1.542, Bairro Esquina, em Urubici. A retirada da autorização ocorre das 8h à 12h e das 13h às 16h30 para quem pretende visitar o parque no mesmo dia. Para outros dias, a retirada pode ser feita até as 17h. O serviço é gratuito.

 

... Assim como o Morro do Campestre

Em Urubici, não deixe de conhecer o Morro do Campestre — ou Morro da Cruz, como também é conhecido. É um passeio que exige esforço físico. Mas os 1.380 metros de altitude proporcionam uma vista panorâmica incrível do Vale do Rio Canoas. No topo, a formação rochosa de arenito ajuda a completar o visual. Mas vá preparado: a trilha é íngreme, estreita e acidentada. Não se esqueça de levar garrafas d’água.

 

Para fazer a trilha e subir até o topo do morro é preciso pagar uma taxa de R$ 2 na entrada da propriedade particular onde o atrativo está localizado. Visite também o Rio Sete Quedas, uma sucessão de cachoeiras a um quilômetro do Morro do Campestre.

 

De volta ao passado

Os registros dos povos que viveram há 4 mil anos na região ainda podem ser vistos. Na estrada que liga Urubici a São Joaquim, a 5km do centro da cidade, o turista pode visitar o sítio arqueológico com as inscrições rupestres, localizado no Morro do Avencal. Quem for conferir o atrativo precisa ficar atento ao desenho Máscara do guardião, imagem perfeita de um rosto que chama a atenção de quem passa. São rastros deixados por nossos antepassados no lugar.

 

A 161km de Florianópolisi, município de 10 mil habitantes dá um show com seus atrativos naturais.  Conheça as cascatas, as serras e os morros da região

Além dos registros milenares, o Morro do Avencal atrai visitantes interessados em apreciar a vista do Mirante do Avencal, com panorâmica de Urubici. O morro está a 1.175 metros de altitude e tem uma cascata que encanta os turistas que vão ao município.

 

Outra cascata, a Véu da Noiva, é uma boa opção para encerrar os passeios por Urubici. Com 65 metros de altura, está localizada nos aparados da serra, a 10km do centro da cidade. O nome é dado pela espuma branca que se forma quando há grande vazão de água. Nos 300 metros de caminhada entre o estacionamento e a queda, é possível observar pássaros da região — como curiós, sabiás, tico-ticos, pica-paus — e a mata nativa, chamada de mata nebular.

 

Também existe a possibilidade de explorar o local por uma trilha suspensa a 10 metros de altura. A caminhada de 260 metros é feita entre as copas das árvores. A cascata está em propriedade particular e recebe turistas das 8h às 18h. A taxa de entrada é de R$ 3. (Viagem a convite do governo do estado de Santa Catarina)

 

Fique atento
» Onde se hospedar
Cabanas Xokleng
Informações: (49) 3278-5385 / 9176-4335

 

Pousada de altitude Fogo Eterno
Informações: (49) 3019-9001

 

Pousada Cantos & Encantos
Informações: (49) 9146-2188 / 9146-2180

Urubici Park Hotel
Informações: (49) 3278-5300

 

» Reserve o seu passeio
Agência de Ecoturismo Graxaim
Informações: (49) 3278-5617

Agência de Ecoturismo Serra Sul
Informações: (49) 3278-4838 / 8846-8717

» Sabores da serra
Confira algumas opções de restaurante para conhecer durante a estada em Urubici:

Paradouro Santo Antônio
Informações: (49) 3278-4005

Château du Valle
Informações: (49) 3016-2015

A Taberna Bistrô
Informações: (49) 3278 5121

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação