Jornal Correio Braziliense

Turismo

Um convite para relaxar em Buenos Aires, uma cidade de traços elegantes

Nada como viver dias recheados de vinho, boa comida e diversão. Aproveite a hospitalidade dos hermanos para comemorar o Dia dos Pais

na calle Posadas 1515, Recoleta. Há também casas em Belgrano e Barrio Norte. São 10 empanadas de recheios diferentes, saborosas.

Boa Comida

Todos sabemos que os argentinos adoram a parrillada ; o variado churrasco que sempre começa com miúdos de boi ou de porco na brasa, com destaque para os chinchulínes (tripas) e as morcillas (chouriço). As carnes de primeira à qual estão acostumados quase invariavelmente são acompanhadas pelo chimichurri, molho com algumas variações, cuja base é a mesma: alho, salsinha, pimenta-do- reino, orégano e azeite.

Entre as melhores parrillas, estão a , que tem como sócio o grupo hispano-brasileiro Rubaiyat, na Av. Alicia Moreau de Justo, 516, Puerto Madero. Na mesma avenida, número 380, está a tradicional , da década de 30 e, no 202, a elegante . Em San Telmo, na Calle Chile, 594, a tem ambiente vintage, com ganchos de carne pendurados lembrando que ali foi um açougue na década de 30; na Calle Estados Unidos, n;465, no mesmo bairro, a famosa tem na figura de seu proprietário, o cabeludo Hugo Echevarrieta, o craque dos bons assados. Em Palermo Soho, na Calle Guatemala, 4691, fica a , com cortes variados que o cliente escolhe antes de irem para as brasas.

Buenos Aires tem também ótimos restaurantes de comida contemporânea, como o , da chef Soledad Nardelli, com muitos prêmios em seu currículo, na Av. Alicia Moreau de Justo, 1160, Puerto Madero; o Tegui, do chef Germán Martitegui, (Calle Costa Rica, 5852, Palermo), que, segundo o jornal La Nacion, ;é o cozinheiro mais importante do país, com menus de altíssimo nível culinário; e ainda , com menu-degustação de 8 etapas, tanto com carnes quanto vegetarianos, na Calle de Chile 495, San Telmo.

Um programa super divertido é uma mistura de restaurante, bar com cozinha aberta, onde você aprende a fazer as típicas empanadas e outros pratos enquanto come e toma vinho, chama-se Argentine Experience e vale uma noite de muitas risadas com sua família, grupo de amigos ou seu par. E ainda poderá dar a sorte de ser recebido por duas brasileiras que sabem tudo de Buenos Aires ; a carioca Julia e a goiana Thatta, dão graça e leveza a essa recheada de sabores e fatos culturais porteños que anima a noite de Palermo.

Impossível ir a Buenos Aires e não viistar uma casa especializada na teatral dança portenha. Há shows meio pirotécnicos na cidade para atrair turistas, mas, se não quiser errar na escolha, o clube é boa opção, por equilibrar bem o espetáculo com a virtuose dos dançarinos. Os números se sucedem em pequenos esquetes e o conjunto que os acompanha dá um show de técnica musical, levando o público a aplausos entusiasmados. É uma das poucas tanguerias localizadas no tradicional bairro onde Gardel se criou. Há um pequeno menu para o jantar com pratos que, se não são da alta cozinha, tampouco chegam a decepcionar. Nada que um bom Malbec não resolva. Fica na Carlos Gardel, 3200, em Abasto, perto da famosa Avenida Corrientes.

; Onde ficar

Aberto em 1932, é outro grande exemplo da arquitetura de estilo francês na capital argentina. Localizado entre as avenidas Alvear e Ayacucho, dá acesso aos pontos principais de atração de Recoleta. Seus apartamentos e suítes são clássicos, com serviço de mordomo em cada andar. Mas é na parte social que o hotel mais se destaca na cidade, sobretudo com o Alvear Afternoon Tea, com chás especiais acompanhados por bolos, tarteletes de frutas frescas, docinhos diversos e outros quitutes, servidos no restaurante L;Orangerie.

A jornalista viajou a convite do Destino Argentina e Latam