Conhecer toda a ilha só é possível combinando passeios de barco e muita caminhada. A praia da vila, Boca da Barra, concentra a maioria de barracas e restaurantes. E é por onde todo mundo chega e sai. Em uma caminhada de meia hora, por uma trilha em meio à mata virgem, é possível acessar a praia de Tassimirim, onde há piscinas e muitos corais.
Mais 20 minutinhos e chega-se a Cueira, que só não é uma praia deserta com um coqueiral contíguo porque abriga um dos restaurantes mais prestigiados da região: o Guido. Lá, o dono, que dá nome ao restaurante, prepara lagostas em um fogão a lenha fincado na areia, no meio dos clientes, que o rodeiam para ver a facilidade com que abre e limpa o crustáceo. Não perca a lagosta na manteiga, fora da casca.
Encalhar em Moreré é o que há de bom
É depois de Cueira que está a melhor parte de Boipeba: as praias, a vila e as piscinas de Moreré. O fim de tarde é marcado pela ;pelada; na areia. A maré seca tanto que os barcos ficam encalhados. Se você não se importa de comer mais de uma vez no mesmo lugar, hospede-se por lá. A estrutura é quase nenhuma, e talvez seja isso que faça de Moreré tão especial.
Você estará no dia a dia de uma vila de pescadores onde o celular não funciona, e às 21h não há alma viva na praia (a não ser no verão, quando um forró mistura gringos, turistas e locais). Para chegar ali, só caminhando pela praia na maré baixa (porque é preciso atravessar um rio) ou pelo trator que faz a linha Moreré/Vila de Boipeba. Os passeios de barco, geralmente, vão apenas às piscinas.
Quem vai caminhando gasta cerca de uma hora e meia, com calma, mas descobre, aos poucos, alguns dos trechos de praias mais lindos da ilha. Moreré é de tirar o fôlego. A praia antes da vila, a chamada Praia de Moreré, é ideal para banho. A Praia de Bainema, depois da vila, tem belas piscinas e é extremamente deserta. A preferida de alguns nativos. No caminho para lá você verá uma ;infestação; de guaiamuns correndo para seus buracos. Tanto que o trecho é chamado de Trilha dos Guaiamuns. É em Bainema que começa a trilha que leva a Castelhanos, uma praia particular da família Marinho, da Rede Globo. Não saia de Boipeba sem visitar esse que é seu ponto alto.
De barco
As piscinas naturais de Moreré e a Ponta de Castelhanos fazem parte de um passeio de barco vendido em Boipeba como Volta à Ilha, quando se passa ainda na Cova da Onça, uma outra vilazinha da ilha que concentra restaurantes especializados em lagostas. Não é difícil contratar uma lancha rápida para fazer um passeio privado a esses pontos principais. Se tiver com mais pessoas, a exclusividade pode compensar o preço.
No final da manhã as piscinas estarão lotadas pelos turistas que chegam de Morro para passar o dia. Nem sempre eles pegam a piscina em suas melhores condições para banho. É que por lá os guias não estão muito preocupados se a maré estará seca ou não. Na maré alta, essas praias são apenas praias, belíssimas, claro.