Jornal Correio Braziliense

Turismo

Diplomacia entre cidades promove cooperação e facilita troca de serviços

Conheça a ligação entre algumas cidades brasileiras e estrangeiras e surpreenda-se com as parcerias firmadas nessa árvore genealógica

Aproximação cultural, relações comerciais, semelhanças históricas e visual parecido tornam uma cidade irmã de outra. O fato é tão interessante para as relações internacionais quanto para os viajantes. A irmandade é estabelecida quando um governo decide aprovar uma lei nesse sentido. A partir daí, duas cidades são geminadas, ou gêmeas, como são chamadas na Europa. Esse tipo de acordo diplomático facilita o intercâmbio de serviços e promove a cooperação entre os locais. Em um mundo conectado como o do século atual, a família pode ficar enorme. A China é o país com o maior número de cidades-irmãs ; tem mais de duas mil. No caso brasileiro, parcerias mundo afora também são numerosas.

[SAIBAMAIS]

Além de ter uma calçada da fama e de abrigar o letreiro do distrito de Hollywood, Los Angeles é repleta de cultura, com várias opções de museus. O relacionamento do município com Salvador, na Bahia, existe desde 1962. Não por acaso, Salvador é o segundo destino mais procurado do Brasil e Los Angeles é rota consagrada nos EUA. Em LA, vá até o prédio da prefeitura municipal e comprove a popularidade da cidade. Há um monumento dedicado às cidades-irmãs que indica a distância até cada uma.

Outra parceria interessante é entre São Paulo e Miami. Elas se conectam por inúmeras relações de cooperação econômica, mas também por causa do fluxo de turistas brasileiros que vão ao sul da Flórida durante todo o ano. As cidades são passagem aeroportuária obrigatória para muita gente que entra e sai dos dois países. Além disso, são verdadeiros templos para quem deseja fazer compras.

Fique por dentro de outros relacionamentos entre cidades-irmãs selecionados pelo Turismo e aproveite para captar as semelhanças entre elas em sua próxima viagem.

; Liverpool e Rio de Janeiro

As cidades têm acordos de cooperação mútua da política ao turismo. A cidade do Reino Unido tem um vínculo óbvio com a música, pois foi onde os Beatles começaram a brilhar. A capital fluminense é portal para o sucesso de artistas e faz parte da história da bossa-nova, movimento musical brasileiro do fim dos anos 1950.

Magical Mystery Tour

Viaje no universo do rock em Liverpool a bordo do ônibus que faz um tour de duas horas por lugares onde os integrantes dos Beatles viveram, se conheceram e fizeram shows.

Beco das Garrafas

A rua Duvivier, em Copacabana, reuniu artistas de renome em bares e casas noturnas. Hoje a livraria Bossa Nova e Companhia conta histórias da época em formato de canções.

; Curitiba e Coimbra
Irmãs desde 1975, as cidades compartilham parcerias consolidadas na área educacional. A atmosfera medieval de Coimbra remonta ao passado, quando uma das mais importantes e antigas universidades do planeta foi erguida. Curitiba é mais moderna e arborizada, mas tem um campus com arquitetura clássica, similar à da irmã portuguesa.

Universidade de Coimbra

É comum que os estudantes andem por lá trajando capas pretas, como manda a tradição. Uma loja de souvenires universitários, A Toga, ajuda quem quer copiar o estilo. Caso esteja na cidade em maio, não perca cerimônia da Queima das Fitas, festa dos formandos.

Teatro Ópera de Arame

Para conhecer um contraponto do clássico na arquitetura, vá ao Parque das Pedreiras. Feita de tubos de aço e placas de policarbonato, a construção abriga apresentações artísticas desde 1992. É cercada por um lago com carpas e várias espécies de aves.

; Belém e Aveiro
Belém exporta castanha, madeira, borracha e minério; Aveiro, principalmente pescados. Quem vai às cidades não pode fugir do contato diário com as águas. Gastronomia é outro ponto em
comum. Belém oferta restaurantes com especialidades múltiplas e um toque especial da Amazônia. Aveiro tem pratos consagrados, como os ovos moles.

Remanso do Bosque

Representante da alta gastronomia em Belém, o restaurante apresenta ingredientes locais com requinte. O filhote assado na brasa é destaque. Fica na rua 25 de Setembro, n; 2.350.

Confeitaria Peixinho

É a mais antiga de Aveiro, aberta desde 1856. Delicie-se com os ovos moles, doce mais pedido da casa, e outras iguarias regionais, como o pão de ló. Fica na rua de Coimbra, n; 9.

Irmãs de Brasília

A capital federal tem uma grande família. Washington, nos Estados Unidos, parece irmã gêmea. Ambas são capitais federais, planejadas para abrigar a máquina pública federal. A diferença é que Washington foi inaugurada dois séculos antes. Veja as demais:

; Abergement-la-Ronce (França)

; Abuja (Nigéria)

; Amsterdã (Holanda)

; Berlim (Alemanha)

; Bogotá (Colômbia)

; Boston (Estados Unidos)

; Viena (Áustria)

; Buenos Aires (Argentina)

; Camberra (Austrália)

; Chaoyang (China)

; Diamantina (MG)

; Doha (Qatar)

; Guadalajara (México)

; Lima (Peru)

; Lisboa (Portugal)

; Luxor (Egito)

; Montevidéu (Uruguai)

; Roma (Itália)

; Santiago (Chile)

; Xian (China)

; Para saber mais

Projetos unidos

Os municípios não podem fechar tratados internacionais, porque isso cabe ao governo federal, mas há como firmar acordos e manter programas bilaterais com outras cidades. A chamada paradiplomacia favorece o desenvolvimento de projetos de cooperação. Workshops, feiras e outros modos de divulgar a cultura de um lugar são exemplos do resultado exitoso de parcerias entre cidades-irmãs. Desde 2009 a biblioteca de Nantes, na França, tem vínculo com a biblioteca de Caranguejo Tabaiares, no Recife. Crianças brasileiras têm aulas de francês e interagem com usuários europeus, que aprendem um pouco do português.