Uma visita a Amsterdã não está completa sem apreciar os canais da cidade mais populosa do país, com 833 mil habitantes. A capital da Holanda é chamada de ;Veneza do Norte da Europa; devido aos seus muitos canais, tombados como patrimônio histórico mundial pela Unesco. Aqui termina a nossa viagem por cinco cidades holandesas, ao longo de quatro semanas.
[SAIBAMAIS]
A foto emblemática da bicicleta apoiada na grade, com o canal ao fundo, é uma das primeiras que o turista faz e posta nas redes sociais. Vai-se dos museus incríveis aos terraços e bares de Amsterdam Noord, passando por restaurantes de etnias como marroquina e etíope a áreas superautênticas como Oud West, frequentada pelos moradores e descobertas por visitantes que gostam de curtir pedaços desconhecidos da cidade.
Fundada em 1275, sempre exerceu um papel importante na história do país ; e no século 17, durante a ;Era de Ouro; holandesa, sediou a Companhia das Índias Ocidentais e chegou ao pódio econômico e cultural do mundo. Centro econômico e cultural da Holanda, Amsterdã sedia importantes edifícios culturais (como o Rijksmuseum e o Museu van Gogh), econômicos (Bolsa de Valores e o Banco Central Holandês) e históricos (como o Anel de Canais do século 17 e as casas e monumentos no seu entorno, também alçadas a patrimônio da Unesco em 2010).
A intensidade diária da capital, que atrai um número cada vez maior de empresas de fomento e startups e concentra uma população jovem devido às suas duas universidades, é sentida na sua vida noturna agitada com excelentes restaurantes e hotéis para todos os públicos e bolsos ; dos mais sofisticados, como o Hotel l;Europe e o Sofitel Legend The Grand, aos mais simples. E a população super-descontraída e simpática convida a fazer amigos imediatamente. Com distritos diversos e áreas novíssimas e superbacanas como Amsterdam Noord, é tida como a capital cool da Europa.
Canais
Símbolo da cidade, os canais (conhecidos como Grachtengordel) são compostos por uma rede de vias que se cruzam e formam cinturões concêntricos ao redor da capital holandesa, totalizando 100 quilômetros de vias aquáticas, com cerca de 1500 pontes e 90 ilhas. Os canais foram a maneira pela qual Amsterdã pôde crescer além de suas fronteiras fortificadas, por meio da drenagem e recuperação de terras para novos empreendimentos.
No seu entorno, existem 1550 monumentos nas áreas de Prinsengracht, Keizersgracht, Herengracht, Jordaan e Singel (as quatro primeiras inclusas na lista de patrimônio mundial da Unesco), com seus palacetes à beira d;água, fruto do poderio mercantilista e prosperidade econômica vividos no século de ouro do país.