Turismo

Palácios e castelos abrigam riquezas das monarquias do continente europeu

Rurais ou urbanas, as moradas da realeza têm funções próprias: proteger e proporcionar luxo à nobreza

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 13/12/2016 09:00

Rurais ou urbanas, as moradas da realeza têm funções próprias: proteger e proporcionar luxo à nobreza

Pensar em castelos e palácios é se lembrar de reis, rainhas e muita riqueza. Os dois tipos de construção servem de residência para a corte, mas o castelo, em especial, foi imprescindível na Idade Média. Servia para proteger um pedaço de terra com função produtiva, o feudo. Por isso, é mais robusto, fica em zonas rurais e tem características de fortificações militares. Os palácios são mais antigos que os castelos, ficam nas cidades e têm o luxo como prioridade. São construídos desde o Império Romano. O nome palazzo, em latim, era dado às residências dos imperadores no Monte Palatino, em Roma.

[SAIBAMAIS]

Os castelos não dispensam conforto e glamour ; afinal, só a nobreza vive neles. É isso que os dois tipos de moradia têm em comum. Viajar pela Europa é a ocasião ideal para conhecê-los de perto. Confira a seleção feita pelo Turismo e passeie por castelos e palácios em três países do continente.

Bélgica

Dezenas de castelos e palácios integram a lista de lares da nobreza no país, atualmente uma monarquia constitucional. A residência principal da família real belga é o Castelo Real de Laeken, no entorno de Bruxelas.

Para conhecer:
; Castelo Real de Laeken: tem amplos jardins. Neles, a atração principal é a estufa real, cuja cúpula tem uma coroa no topo. O interior do edifício abriga raridades como uma obra de arte feita das asas de mais de um milhão de besouros tailandeses.
; Castelo de Beloeil: lar do príncipe de Ligne, tem um amplo jardim barroco em frente à fachada. Fica aberto na primavera para a exibição de orquídeas nos quartos da residência.

Noruega

Rurais ou urbanas, as moradas da realeza têm funções próprias: proteger e proporcionar luxo à nobreza

Mesmo com arquitetura simples, no estilo neoclássico, o Palácio Real de Oslo é um ícone. O rei e a rainha desfrutam de 173 quartos, cercados por gramados imensos, árvores majestosas e estátuas. O príncipe mora na mansão de Skaugum, afastada da cidade.

Para conhecer:

; Palácio Real de Oslo: a troca da guarda acontece todos os dias, às 13h30. No verão, os visitantes podem ver todas as instalações utilizadas pela família real em um tour guiado.

; Castelo de Akershus: construído em 1299, tinha função de uma fortaleza militar. No século 17, foi reformado em estilo renascentista. Hoje recebe eventos da nobreza.

Holanda

Rurais ou urbanas, as moradas da realeza têm funções próprias: proteger e proporcionar luxo à nobreza

Com cinco residências reais, o país tem um dia exclusivo de celebração do aniversário do rei Guilherme I, o Dia do Rei, que muda a cara das cidades com música, festas de rua e mercados de pulgas. Na capital, conheça o Palácio Real de Amsterdã, que recebe visitas de Estado e recepções oficiais. A família real mora no palácio de Noordeinde.

Para conhecer:
; Palácio Real de Amsterdã: criaturas mitológicas são parte da decoração. O prédio abriga uma coleção de retratos de monarcas da dinastia Orange e atualmente exibe obras ganhadoras do Prêmio Real de Pintura Moderna de 2016.
; Palácio da Paz: fica na cidade de Haia. É conhecido como sede do direito internacional porque abriga o Tribunal Internacional de Justiça, das Nações Unidas. Visite a biblioteca, que tem um acervo numeroso sobre o assunto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação